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PRIMEIROS SOCORROS EM ACIDENTES DOMÉSTICOS: Transformando uma sala de espera em cenário de promoção da saúde
Última alteração: 2015-11-23
Resumo
Apresentação: Atualmente, acidentes domésticos são uma das principais causas externas de morbidade e mortalidade no Brasil. Consistem em situações complexas e revelam um grave problema de saúde pública, pois além dos custos sociais, econômicos e emocionais, são também responsáveis por eventos não fatais e sequelas que, em longo prazo, repercutem na família e na sociedade. Dentre as injúrias ocorridas estão associadas as queimaduras, intoxicações com analgésicos e antitérmicos e afogamentos. Dessa forma, torna-se imprescindível a criação de espaços preventivos e promotores de saúde, visto que este tipo de acidente pode ser controlado e evitado através de cuidados físicos e emocionais. A sala de espera caracteriza-se por um espaço potencial de promoção de saúde e deve ser explorada por profissionais nas práticas de educação em saúde. Neste espaço se tem a oportunidade de prestar um atendimento mais humanizado, qualificando os serviços de saúde, onde é permitido aos profissionais o conhecimento das reais necessidades da população, bem como a busca por soluções para uma melhor qualidade de vida. Objetiva-se descrever uma ação educativa sobre primeiros socorros em acidentes domésticos em uma sala de espera na unidade de estratégia em saúde da família. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato de experiência, de abordagem descritiva e qualitativa, de residentes em saúde da família no desenvolvimento de atividade educativa e promotora em saúde em sala de espera da Unidade Básica de Saúde Dr. Osvaldo Honório Lemos, no município de Reriutaba-CE, no dia 13 de agosto de 2015. Utilizou-se como marco teórico a teoria de Vygotsky (aprendizagem social), mediada pela interação entre linguagem e ação. Utilizando o conhecimento previamente adquirido e seu conhecimento potencial. Com o cuidado de permitir a construção em grupo com participação ativa e a cooperação de todos envolvidos, diferenciando-se da lógica prescritiva, centrada na transmissão de informação ainda presente no serviço de saúde. Resultados e/ou impactos: A atividade foi realizada com 32 usuários que aguardavam o atendimento na sala de espera da referida UBS. Um residente responsável pela educação em saúde iniciou com a indagação aos participantes sobre quais situações já ocorreram envolvendo acidentes domésticos (Queimadura, intoxicação por medicamento e materiais de limpeza, ferimento, choque elétrico e Obstrução de Vias Aéreas), posteriormente perguntou-se como cada um agiu nas diversas ocasiões, simultaneamente foram dadas sugestões de como otimizar esta ação em saúde. Utilizando o conhecimento adquirido e potencial dos usuários, solicitou-se que estes reproduzissem as ações de primeiros socorros em acidentes domésticos, baseados na construção em grupo e cooperação de todos envolvidos. Considerações finais: Uso de ações educativas de cunho participativo em sala de espera torna-se motivador de promoção de saúde e prevenção de acidentes, fortalecendo uma prática mais humanizada e integral.
Palavras-chave
Promoção da saúde; Primeiros Socorros; Educação em saúde
Referências
SALDANHA, Kátia de Góis Holanda et al. EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA SALA DE ESPERA: A ARTE DE ENSINAR E APRENDER. In: 11º Congresso Internacional da Rede Unida. 2014.
REIS, Fra€ncine Vieira et al. Educação em saúde na sala de espera–relato de experiência. Rev Med Minas Gerais, v. 24, p. 32-6, 2014.
FERREIRA, Natalia Moreira de Carvalho et al. Também Sou Doutor: formando doutores-mirins para prevenir e tratar os acidentes domésticos. Extensão em Ação, v. 2, n. 5, p. 151-161, 2013.