Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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PRIMEIROS SOCORROS EM ACIDENTES DOMÉSTICOS: Transformando uma sala de espera em cenário de promoção da saúde
Kelvia Maria Oliveira Borges, Andressa Virgínia Mesquita Pinto, Daruina da Silva Guilherme Martins, Alinne Maria Amaral Araújo, Yohanna Karisy Aragão Ferreira

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


Apresentação: Atualmente, acidentes domésticos são uma das principais causas externas de morbidade e mortalidade no Brasil. Consistem em situações complexas e revelam um grave problema de saúde pública, pois além dos custos sociais, econômicos e emocionais, são também responsáveis por eventos não fatais e sequelas que, em longo prazo, repercutem na família e na sociedade. Dentre as injúrias ocorridas estão associadas as queimaduras, intoxicações com analgésicos e antitérmicos e afogamentos. Dessa forma, torna-se imprescindível a criação de espaços preventivos e promotores de saúde, visto que este tipo de acidente pode ser controlado e evitado através de cuidados físicos e emocionais. A sala de espera caracteriza-se por um espaço potencial de promoção de saúde e deve ser explorada por profissionais nas práticas de educação em saúde. Neste espaço se tem a oportunidade de prestar um atendimento mais humanizado, qualificando os serviços de saúde, onde é permitido aos profissionais o conhecimento das reais necessidades da população, bem como a busca por soluções para uma melhor qualidade de vida. Objetiva-se descrever uma ação educativa sobre primeiros socorros em acidentes domésticos em uma sala de espera na unidade de estratégia em saúde da família. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato de experiência, de abordagem descritiva e qualitativa, de residentes em saúde da família no desenvolvimento de atividade educativa e promotora em saúde em sala de espera da Unidade Básica de Saúde Dr. Osvaldo Honório Lemos, no município de Reriutaba-CE, no dia 13 de agosto de 2015. Utilizou-se como marco teórico a teoria de Vygotsky (aprendizagem social), mediada pela interação entre linguagem e ação. Utilizando o conhecimento previamente adquirido e seu conhecimento potencial. Com o cuidado de permitir a construção em grupo com participação ativa e a cooperação de todos envolvidos, diferenciando-se da lógica prescritiva, centrada na transmissão de informação ainda presente no serviço de saúde. Resultados e/ou impactos: A atividade foi realizada com 32 usuários que aguardavam o atendimento na sala de espera da referida UBS. Um residente responsável pela educação em saúde iniciou com a indagação aos participantes sobre quais situações já ocorreram envolvendo acidentes domésticos (Queimadura, intoxicação por medicamento e materiais de limpeza, ferimento, choque elétrico e Obstrução de Vias Aéreas), posteriormente perguntou-se como cada um agiu nas diversas ocasiões, simultaneamente foram dadas sugestões de como otimizar esta ação em saúde. Utilizando o conhecimento adquirido e potencial dos usuários, solicitou-se que estes reproduzissem as ações de primeiros socorros em acidentes domésticos, baseados na construção em grupo e cooperação de todos envolvidos. Considerações finais: Uso de ações educativas de cunho participativo em sala de espera torna-se motivador de promoção de saúde e prevenção de acidentes, fortalecendo uma prática mais humanizada e integral.

Palavras-chave


Promoção da saúde; Primeiros Socorros; Educação em saúde

Referências


SALDANHA, Kátia de Góis Holanda et al. EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA SALA DE ESPERA: A ARTE DE ENSINAR E APRENDER. In: 11º Congresso Internacional da Rede Unida. 2014.

REIS, Fra€ncine Vieira et al. Educação em saúde na sala de espera–relato de experiência. Rev Med Minas Gerais, v. 24, p. 32-6, 2014.

FERREIRA, Natalia Moreira de Carvalho et al. Também Sou Doutor: formando doutores-mirins para prevenir e tratar os acidentes domésticos. Extensão em Ação, v. 2, n. 5, p. 151-161, 2013.