Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Oficina Dinâmica das Cores: um relato de experiência no CAPS
Josiel Elisandro Werle, Priscila Maria Marcheti Fiorin

Última alteração: 2015-10-22

Resumo


Apresentação: A atividade aconteceu dentro de um Centro de Atenção Psicossocial, um serviço aberto à comunidade, oferecido pelo SUS, sendo um local de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses e neuroses graves. Realiza o acompanhamento clínico e a reinserção social do indivíduo na sociedade, caracterizado pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. A missão do CAPS é de ser um substitutivo das internações psiquiátricas. A escolha pela dinâmica das cores ocorreu por proporcionar a sondagem e identificação das variações emocionais e favorecendo a aceitação das mesmas. Desenvolvimento: A vivência ocorreu através do módulo de Práticas Interdisciplinares, que coloca o aluno no contexto do serviço, realizando as práticas competentes à sua formação, ocorrendo no período de 25/05 a 29/05. Foi proposta uma atividade com o uso de papéis e lápis de cores, com o intuito de expor o sentimento que havia no presente momento, proporcionando a diminuição da angústia. Esta atividade ocorreu com uma música que trouxesse calma a eles e com um interlocutor os motivando, levando os pacientes a refletir os sentimentos que estavam presentes naquele momento em sua vida. Com o fim da interlocução, foi proposto passar estes sentimentos para o papel com apenas uma cor de lápis e logo após explicar o motivo do desenho e o que ele representava. Ao mostrarem seus desenhos muitos se emocionaram, pois haviam lembrado de alguma parte do passado que não trouxe alegrias, e que naquele momento vieram à tona. Tivemos em torno de três participantes que preferiram não mostrar ou falar sobre seus desenhos. Impactos: No decorrer das apresentações foi percebido que muitos repetiam várias vezes a palavra “medo”, mostrando que mesmo com a terapia e todo o acompanhamento oferecido pelo CAPS, eles apresentam determinada insegurança quando questionados a expor o seu passado. Alguns demostraram domínios artísticos e com uma reflexão profunda de suas manifestações, oportunizando uma discussão de como interferia na vida dos outros participantes. Considerações Finais: A atividade mostrou-se de grande relevância, oportunizando expor os sentimentos e trabalhá-los, para que algo que trazia más lembranças, pudesse deixar de trazer e entender o porquê do acontecido. Esta experiência foi um desafio, pois foi o primeiro contato com pacientes com transtornos mentais. Atraindo os alunos a novas atividades, pesquisas e novas formas de contato e cuidados com esses pacientes.

Palavras-chave


Formação; Saúde Coletiva; Integração Ensino Serviço

Referências


Ministério Público do Estado da Bahia. Portaria MS nº 336-02 - Estabelece CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPS i II e CAPS ad II. Disponível em: <http://www.mpba.mp.br/atuacao/cidadania/legislacao/saude/mental/portaria_336_02.asp> Acesso em: 30/08/2015.

PAIS, Programa de Atenção Integral à Saúde. CAPS - Centro de Atenção Psicossocial. São Paulo, UNIFESP, 2011. Disponível em: <http://www.spdmpais.org.br/site/institucional/o-que-fazemos/53-caps-centro-de-atencao-psicossocial.html> Acesso em: 30/08/2015.

Ministério da Saúde. Saúde Mental no SUS, Centros de Atenção Psicossocial. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.