Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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PREVENIR EDUCANDO: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA SAÚDE DA ESCOLA
Gisele Reis Dias, Liliam Rafaele Souza da Silva

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


APRESENTAÇÃO: Integrado ao componente II do Programa Saúde da Escola, a educação em saúde é um forte instrumento a ser trabalhado no âmbito escolar. Deste modo entre os temas abordados pela equipe da Estratégia da Saúde da Família encontram-se a Educação sexual e reprodutiva, bem como as ações educativas voltadas para o combate de DST/AIDS na adolescência e juventude. O objetivo da experiência foi promover educação em saúde sobre doenças sexualmente transmissíveis e HIV/AIDS no âmbito escolar; demonstrar a magnitude das doenças sexualmente transmissíveis entre jovens e adolescentes; estabelecer troca mútua de conhecimento entre a equipe multiprofissional da ESF e escolares. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Em parceria com duas escolas estaduais do Município de Nova Olinda do Norte - AM, foi pactuado no início do ano letivo duas estratégias para se trabalhar a prevenção do HIV/AIDS. Na primeira escola adotou-se como método de apresentação das doenças sexualmente transmissíveis uma mostra, onde houve a participação dos profissionais da Estratégia da Saúde da Família (ESF) e Agentes comunitários de Saúde (ACS). Na segunda escola a técnica adotada além da exposição de como contrair e prevenir as DST/AIDS, também foi utilizado o uso de mídias visuais e a interação dos alunos. A segunda exposição foi realizada no dia da Família na Escola e contou com a participação dos membros Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). RESULTADOS E/OU IMPACTOS: As observações mais relevantes durante a experiência foi perceber que nossos adolescentes e jovens já possuem um conhecimento mais aguçado comparado às gerações passadas. Contudo embora possuam mentes novas e com informações pré-concebidas, o conhecimento entre eles ainda apresenta-se vago e limitado. Em relação ao método de avaliação e monitoramento este só pode ocorrer de forma precisa se as ações de prevenção as DST e AIDS forem continuamente realizadas. A troca de conhecimentos entre profissionais e escolares nos possibilitou compreender a necessidade em se trabalhar a prevenção das DST/AIDS de forma contínua e dinâmica, uma vez que o cenário envolve alunos entre a adolescência e juventude. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Considerou-se relevante adotar a técnica de mostra para a explanação das doenças sexualmente transmissíveis e HIV/AIDS, pois motivou a interação dos alunos e responsáveis. A participação e envolvimento de outros profissionais para a execução da estratégia também foi uma forte aliada na exploração dos conteúdos pois conseguimos aliar o conhecimento de forma fácil, clara e recreativa. 

Palavras-chave


Programa Saúde na Escola; Educação em Saúde; ESF