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METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: aprendendo sobre os cálculos de medicações
simone chaves

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


Sabe-se que a administração de medicamentos em serviços de média e alta complexidade é um importante nó crítico no processo de trabalho da equipe de enfermagem. Neste sentido, busca-se alternativas pedagógicas que possam superar os métodos tradicionais de ensino, inclusive da matemática. Trata-se de um estudo qualitativo realizado com alunos de um curso de enfermagem quando da disciplina de Fundamentos de Enfermagem. Durante um semestre foram utilizadas metodologias ativas para o ensino do cálculo de administrações de medicações como jogos, dinâmicas, estudos de caso, vivencias técnicas e atividades de simulação realística. As propostas pedagógicas promoveram o pensamento reflexivo para o cálculo e administração de medicamentos. Deste modo, o objetivo foi identificar se o uso de metodologias ativas facilita o aprendizado de determinados temas afetos à administração de medicamentos bem como a matemática, especialmente o cálculo de medicações. O estudo foi realizado durante um semestre e os resultados foram comparados com as demais turmas que usaram metodologias tracionais. Como Resultado observou-se que os alunos que vivenciaram a proposta de ensino com metodologias ativas desenvolveram com maior criatividade o pensamento crítico-reflexivo. Demandando, deste modo, maior agilidade na resolução de determinados problemas que exigiram o cálculo preciso de determinados medicamentos, o que implicou diretamente no processo de cuidado e de segurança do paciente.

Palavras-chave


metodologias ativas, enfermagem, cálculo de medicamentos

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