Última alteração: 2016-01-21
Resumo
Descrição da Experiência: O objetivo deste é relatar a experiência sobre atividade de ensino em enfermagem na construção de planos educativos em saúde. Trata-se de um estudo descritivo, relato de experiência vivenciado por acadêmicos de enfermagem na atividade curricular “Processos Educativos em Enfermagem I” do curso de Enfermagem-Universidade Federal do Pará. A experiência ocorreu no 1º trimestre de 2015 durante a aula de “Organização e Planejamento do Processo Educativo”, esta abrangeu reflexão crítica sobre o processo de construção de planos educativos à educação em saúde, seguida de Estudo Independente em grupos para elaboração de planos educativos problematizadores e participativos sobre temas de saúde para os diferentes ciclos da vida. Durante uma semana cada grupo elaborou um plano educativo, totalizando seis, sobre os seguintes temas: hipertensão arterial prevenção e fatores de risco; diabetes mellitus; abuso sexual de menores; prevenção do HPV (papilomavírus humano); e risco de quedas à pessoa idosa. Posteriormente houve a Socialização em grande grupo, com apresentação dos planos e das respectivas estratégias educativas construídas, a saber: dramatização; jogos de perguntas e respostas; roda de conversa; sinal de trânsito do diabetes; e quebra-cabeça. Ao final das apresentações foi realizada uma roda de conversa para discutir e refletir sobre as construções, a fim de esclarecer dúvidas e instigar a reflexão. Resultados Alcançados: A estratégia de ensino participativa e criativa possibilitou ações coletivas entre os acadêmicos, estimulando autonomia na construção do conhecimento, interação e reflexão sobre a estruturação e desenvolvimento do planejamento educativo. A atividade desenvolveu o pensamento crítico e reflexivo sobre a importância de se organizar e planejar processos educativos em saúde e enfermagem, visando o objetivo de transformação de realidades da educação em saúde. Repercussões da Experiência: A metodologia utilizada propiciou aos discentes, reflexões por meio de uma aprendizagem significativa, respeitando a singularidade de cada um contribuindo à socialização do aprender e ensinar conjunto, nesse sentido, entende-se que o desenvolvimento de processos educativos problematizadores no processo de formação em saúde é fundamental ao ensino acadêmico na contemporaneidade, havendo necessidade de se desenvolver estratégias que estimulem o futuro profissional à construção e reflexão do conhecimento frente às realidades que se apresentam.
Palavras-chave
Referências
Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 45. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2013.
Siqueira-Batista R. Aprendizagem baseada em problemas: uma estratégia das sociedades de controle[trabalho de conclusão de curso]. Curso de especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde, Fundação Oswaldo Cruz; 2006.