Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

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MONITORIA ACADÊMICA EM ENFERMAGEM COMO FERRAMENTA PRÁTICA PARA ENSINO- APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIENCIA
FERNANDA DA SILVA LIMA, Christopher Wallace de Souza Nascimento, Jaciely Garcia Caldas, Fabio Pereira Soares, Andrea Ribeiro da Costa, Daiane de Sousa Fernandes

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


Descrição da experiência: Este estudo trata-se da descrição das vivências na monitoria de Estágio Vivencial em Enfermagem do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará, no período compreendido entre os meses de março a julho de 2015. A atividade Curricular de Estágio Vivencial em Enfermagem é ofertada aos alunos do terceiro semestre do curso de enfermagem nesta Universidade, de modo que os alunos vivenciam nas aulas práticas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Guamá, em Belém do Pará, para depois elaborarem os relatos de experiência e o Trabalho de Conclusão da Atividade Curricular (TCAC). Esta atividade curricular esta interligada a Atenção Integral a Saúde do Adulto e Idoso, onde são realizadas as ações educativas abordando variados temas visando à prevenção de doenças e a promoção da saúde aos usuários da UBS pelos alunos. Assim, destas vivencias com as ações educativas, são desenvolvidos relatos de experiência por meio de resumos para serem submetidos a eventos científicos com o objetivo de incentivar a produção cientifica dos acadêmicos com a orientação dos monitores juntamente com a professora. Sendo que o acompanhamento da construção do relato dá-se desde a elaboração do plano da ação. Cabe também ao programa institucional de monitoria auxiliar o aluno para a prática docente, a fim de ofertar a ele a oportunidade de vivências da área junto ao professor-orientador. Resultados alcançados e Repercussões da Experiência: A cada atividade realizada surgia um novo aprendizado e também aperfeiçoamentos dos resumos elaborados com o auxilio dos monitores. A orientação para a elaboração dos relatos de experiência e também para a construção do TCAC foi eficaz no sentido de despertar o interesse dos alunos a fim de produzirem outros trabalhos acadêmicos mesmo sendo de outras atividades curriculares. Além de que estes momentos foram fundamentais para a vivência da prática docente, uma vez que houve a oportunidade de avaliar junto ao professor-orientador a produção de variados trabalhos. Isto proporcionou momentos significativos na vivência acadêmica, pois o conhecimento é adquirido e repassado de maneira com que todos os envolvidos sejam beneficiados.

Descritores: Educação em Enfermagem; Enfermagem; Estudantes de Enfermagem.