Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
PROJETO DE VIDA CONSTRUINDO SONHOS - INOVANDO AS AÇÕES PREVENTIVAS
liliam rafaelle souza da silva, Airiane barbosa Monteiro, Fabiano Santos, Arlei Barbosa da Costa

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


INTRODUÇÃO
O Programa Saúde na Escola - PSE implantou como estratégia de prevenção contra o uso abusivo de álcool e outras drogas, DST/AIDS, gravidez na adolescência e exploração sexual o Projeto de Vida Construindo Sonhos, com o objetivo de trabalhar a saúde dos adolescentes através de uma perspectiva participativa e dinâmica empoderando os educando a se tornarem atores principais de uma nova abordagem contra os agravos relacionados com essa faixa etária.

ESTRATÉGIAS
O projeto de vida construindo sonhos é uma estratégia com participação direta dos alunos na construção de um plano de vida, acreditando que planejando o futuro poderemos mudar o presente. O publico alvo são os adolescentes do quinto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio nas escolas vinculadas ao PSE dentro do perímetro urbano. É aplicado pelos profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, em parceria com a Rede de Atenção a Saúde: CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e Acadêmicos do Instituto Nacional de Tecnologia do Amazonas. Durante sua aplicação os alunos recebem um formulário do plano de vida para preencherem como se imaginam daqui a dez anos. No final o profissional faz uma analise individual dos planos e instiga os jovens a refletir sobre os prejuízos que o uso abusivo de álcool ou o consumo de drogas ilícitas podem prejudicar a realização de seus sonhos, lembra as dificuldades e complicações que uma exploração sexual ou uma gravidez não planejada podem ocasionar em seus futuros ou como o impacto de um diagnostico de DST/AIDS podem influenciar no seu padrão de comportamento social, físico e emocional,  enfatizando quantos planos se perderiam no caminho ou quantos sonhos podem ser destruídos, nesse momento, as possibilidades abordadas são relacionadas com as formas de prevenção ao agravo.

RESULTADOS
Ao instigar e induzir os alunos a planejarem suas vidas é possível perceber a fragilidade e a falta de perspectiva de um futuro promissor entre a maioria dos participantes. Os educandos devem sonhar para planejar suas vidas, traçar metas e buscar formas de realizar seus objetivos, acreditando que podem chegar além do que desejam, para isso devem ser estimulados pelas suas famílias e pela sociedade. Acreditamos que o jovem estando como protagonista da sua vida se torna empoderado de desejos e sonhos, busca informações e aprende a planejar seu futuro, justamente o que pode auxiliar na redução e diminuição desses agravos.

 


Palavras-chave


Prevenção; saúde do adolescente; PSE;

Referências


Dados da experiência exitosa da aplicação do Projeto De Vida Construindo Sonhos desenvolvido pela Coordenação Do Programa Saúde Na Escola Da Secretaria Municipal De Saúde E Secretaria Municipal De Educação Do Município De Nova Olinda Do Norte – Am