Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
A questão política da malária: Mapeamento das trocas de comando nas atividades de combate à doença em municípios do Amazonas.
Ricardo Agum Agum Ribeiro

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


O trabalho objetiva mapear as transformações e mudanças de comando de coordenação-gerência no combate a malária em Manaus, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira e Coari entre 2003 e 2013. Para tanto realizamos a coleta de dados (primários e secundários) que são capazes de nortear a base do entendimento da pesquisa. Uma vez que, a mudança de atores institucionais tendem modificar, em tese, o andamento das ações em curso.

A importância do estudo se funda na dimensão epidêmica da malária no Amazonas, formas de entendimento político administrativo das empreitadas e o estudo da política pública tendo como parâmetro atores e instituições. Visualiza políticas de não continuidade de ações propostas e sua interferência no controle e combate da doença na região. Intenta-se contruir um quadro analítico que busque correlacionar a existência da doença frente as transformações advindas da constante mundança nos quadros abordados.

Trata-se de uma abordagem interdisciplinar, com vistas ao processo de apropriação do conceito de descentralização, que contempla uma análise institucional visando a construção de um plano analítico com base em atores e instituições.


Palavras-chave


Políticas Públicas; Malária; Análise Institucional; Interdisciplinaridade

Referências