Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
Relato de Experiência na Prevenção e Promoção de Saúde em Parintins
Mariana Martins de Barros, João Carlos Luz Freire, Andrezza Mayara Menezes da Silva, Carina Laura Ribeiro D´Oran, Jennypher Kelly Machado de Brito Lima, Márcia Gonçalves Costa

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


A Atenção Básica possui extrema importância no âmbito da sáude, pois é o ponto de contato inicial do paciente com o SUS e o atendimento é realizado pelas especialidades básicas de saúde. Além disso, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) disponibilizam a assistência eficaz, possibilitado resolver grande parte dos problemas de saúde, ajudando a evitar que muitas pessoas procurem as emergências dos hospitais (Ministério da Saúde, Manual da Atenção Básica 2012).

Estes conceitos passaram a serem aplicados tanto em áreas urbanizadas e interioranas do país. Em relação ao interior do Amazonas, podemos destacar segunda maior cidade do Estado: Parintins. Com cerca de 110 mil habitantes, Parintins possui 20 equipes da ESF atuando em área urbana e 03 atuando em área rural (SEMSA, 2013). De acordo com dados do Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB), no período de janeiro a dezembro de 2014, as ESF realizaram 48.033 consultas médicas.

Considerando a importância da assistência básica e a influência do município de Parintins, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em 2006, implementou a disciplina do Estágio Rural em Saúde Coletiva (ERSC) na grade curricular. Hoje, o ERSC é uma realidade. Tornou-se uma importante ferramenta para que os acadêmicos em fase final de formação profissional pudessem aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos de graduação. Integrando assim, os três cursos da área da saúde, Odontologia, Enfermagem e Medicina.

Portanto, no período de 22 de abril a 02 de junho, o município de Parintins recebeu grupo composto por cinco acadêmicos da UEA (dois de enfermagem, dois de medicina e um de odontologia). Realizamos palestras em escolas abordando temas como: educação sexual, prevenção de doenças, higiene bucal. Publicamos 6 artigos em jornal, buscando conscientizar as pessoas sobre doenças endêmicas da região.  Percorremos cerca de 450 km pelos rios da região para visitar 6 comunidades diferentes, nas quais através de rodas de conversa orientamos a população em relação prevenção de doenças e promoção de saúde da mulher e das crianças. O ERSC nos permitiu a possibilidade de atuarmos como formadores de opinião e multiplicadores de conhecimento. Durante o período do estágio, o que construímos de mais valoroso não foram as informações deixadas, mas sim, o que pudermos adquirir de cada uma das pessoas com as quais nos relacionamos ao longo desta jornada, a estes somos eternamente gratos.

 


Palavras-chave


Atenção básica; Educação; Saúde