Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

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“ENFORCANDO O DIABETES”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
FABIO PEREIRA SOARES, FERNANDA DA SILVA LIMA, JACIELY GARCIA CALDAS, CHRISTOPHER WALLACE SOUZA DO NASCIMENTO, DAIANE DE SOUSA FERNANDES

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


Descrição da experiência: Trata-se de uma estratégia educativa acerca do diabetes tipo I e tipo II, proposta pela Atividade Curricular Atenção integral a Saúde do Adulto e do Idoso. Foi feita uma escuta sensível com usuários da Unidade Básica de Saúde de Belém, a qual se propõe identificar duvidas e questionamentos a respeito do tema a serem destacados, visando o público alvo, verificou-se que o enfoque seria nos fatores de risco e sintomas da doença. Iniciou-se com uma conversa utilizando dois cartazes, ambos com desenhos de forcas e três palavras a serem descobertas. Os usuários participaram da ação de maneira ativa, arriscando possíveis letras, de acordo com as dicas fornecidas, ate a palavra ficar completa e a cada erro eles se aproximavam ainda mais do enforcamento. Entre os fatores de risco estavam às palavras, alimentação, obesidade e preguiça, a ultima para destacar o sedentarismo, e os sintomas estavam sede, fome e formigamento. No final foi explicado mais detalhes sobre o tema abordado como, a importância de uma alimentação saudável e pratica de atividades físicas para uma melhor qualidade de vida. Resultados alcançados e repercussões da experiência: através da ação educativa, proporcionarias um aprendizado aos participantes por meio de informações educativas e esclarecimento de dúvidas, sendo participativos em melhorar os cuidados com a saúde de acordo com as orientações recebidas. Esta experiência repassou conhecimentos para os usuários, para que levassem maior informação ao seu convívio social sobre diabetes e pondo em prática os ensinamentos recebidos para amenizar e/ou evitar os agravos desta patologia, como a relação à promoção da saúde, a construção do conhecimento é um processo que precisa ser realizado de uma maneira constante, tendo a participação geral. A enfermagem tem um papel importante para o desenvolvimento deste processo educativo, visto que uma das atribuições do enfermeiro é o papel de educador em saúde. E as ações educativas em saúde são um dos instrumentos que a enfermagem utiliza para o ensino individual e coletivo.

 


Palavras-chave


Diabetes; Enfermagem; Promoção da saúde

Referências


STARBEM, Estatísticas- Diabetes no Brasil e no mundo. Disponível em: http://www.starbem.com.br/Novidades/Estatisticas Acesso em: 20 de agosto de 2014

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica : diabetes mellitus – Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 160 p. (Cadernos de Atenção Básica, n. 36).