Última alteração: 2016-01-21
Resumo
Apresentação: A educação em saúde procura desencadear mudanças de comportamento individual e coletivo, além de promover na sociedade a inclusão social e a promoção da autonomia das populações na participação em saúde. Podendo ser vista como um campo de práticas que ocorre nas relações sociais estabelecidas pelos profissionais de saúde entre si, com a instituição e, sobretudo, com o usuário (PINAFO et al., 2011). Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem com um grupo de mulheres na Estratégia de Saúde da Família (ESF) na zona oeste de Manaus, AM. Descrição da experiência: Foi realizada uma atividade de educação em saúde sobre métodos contraceptivos na sala de espera da ESF com 10 mulheres que aguardavam para serem consultadas com a enfermeira. Foram abordadas com a estratégia de roda de conversa. Primeiramente, foi perguntado o que elas sabiam a respeito dos métodos contraceptivos e a partir daí iniciou-se a atividade de forma a complementar o conhecimento que elas apresentaram, atuando, assim, como facilitadoras no desenvolvimento dos conceitos. Foi finalizado com avaliação do aprendizado a partir das discussões finais. Resultados alcançados: Foi percebida uma boa participação das mulheres por ser um tema de bastante interesse. Notou-se boa interação entre as participantes ao estarem formulando perguntas, demonstrando proveitoso entendimento. Repercussões da experiência: observou-se que o método dialógico configura-se como ferramenta de importante aprendizado em virtude de promover interação e promoção da saúde numa linguagem simples. Com isso, nos aproximamos de estratégias que favorecem o diálogo e a autonomia dos sujeitos, possibilitando a vivencia real da promoção da saúde.