Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
ATENÇÃO À SAÚDE DA GESTANTE: o trabalho de apoio matricial do NASF da UBS Josephina de Mello, Manaus-AM.
Ana Lúcia Tomás Sousa, Antonio Fernandes Marques Neto, Déborah Cristina Jesus Cavalcante, Claudio Ladys, Giselle Costa Dantas e Silva, Ida Paula Silva Moura, Lorisa Simas Teixeira, Ronaldo Souza, Ednilda Correa Santos

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


O acompanhamento pré-natal na Atenção Primária à saúde realizado por médicos e enfermeiros de 03 (três) equipes de Saúde da Família da UBS Dra. Enfa. Josephina de Mello, localizada no bairro Jorge Teixeira, Manaus-AM, constitui-se como estratégia imprescindível à prevenção de eventos prejudiciais à gestação e ao parto. No contexto dessa UBS, a atenção ao pré-natal tem sido ampliada a partir do trabalho de apoio matricial realizado pela equipe multiprofissional do NASF a tais equipes responsáveis pela atenção à saúde da gestante. Essa ação compartilhada e colaborativa executada pelos profissionais do NASF, além de incidir apoio técnico-pedagógico com e para as equipes de saúde, tem dimensão clínico-assistencial, produzindo ação direta com as gestantes mediante atendimento em grupo, realizado em dois encontros, sendo que o primeiro ocorre após consulta inicial da grávida com a enfermeira e o segundo encontro depois da última consulta da gestante com a enfermeira. No desenvolvimento desses encontros fomenta-se a comunicação das grávidas, levando-as a refletirem sobre os múltiplos significados e mudanças ocorridas com a gestação, no sentido de fortalecer a autonomia das mesmas para o cuidado com sua saúde no sentido da promoção a maternidade segura. Assim, faz-se um trabalho de apoio e orientação da grávida com enfoque sobre as temáticas: direitos sociais e reprodutivos; alimentação saudável; aspectos psicológicos da gestação; uso de medicamentos; atividades e exercícios físicos; atividades da vida diária; e exercícios respiratórios, de relaxamento e postural. A principal função desse atendimento em grupo situa-se na questão da educação em saúde, na defesa e afirmação do direito à saúde da gestante no SUS e no desenvolvimento de sua capacidade para os cuidados pré-natais. Por meio dessa ação tem sido possível a obtenção de experiências diversas, expressas no planejamento de ação e debate acerca da forma de atuar do NASF no pré-natal, derivando na organização de um protocolo de atenção dos profissionais do NASF à saúde da gestante. Além disso, está sendo possível o compartilhamento de condutas terapêuticas adequadas às necessidades de saúde das gestantes e a compreensão ampliada do processo gestacional, o que deu bases para a produção de um “Caderno de Orientações sobre a Gravidez” entregue às grávidas durante o primeiro encontro de cada grupo. Por essas configurações, contribuiu-se para o empoderamento e desenvolvimento da autonomia das grávidas.


Palavras-chave


Pré-Natal; Apoio Matricial; Atendimento em Grupos

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010. 152 p. : il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Caderno de Atenção Básica, n. 27).

______.Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012. 110 p. : il. – (Série E. Legislação em Saúde).

_____. Atenção ao pré-natal de baixo risco/Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012.

______. Núcleo de Apoio à Saúde da Família / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 116 p.: il. – (Cadernos de Atenção Básica, n. 39).

PREFEITURA DE MANAUS. Secretaria Municipal de Saúde. Plano de ação do NASF/MSF Josephina de Mello. Manaus: Secretaria Municipal de Saúde,  2015.