Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
AÇÃO EDUCATIVA SOBRE HANSENÍASE À PACIENTES EM TRATAMENTO E SEUS COMUNICANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Brunna Mayara Monteiro

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, desenvolvido de forma contínua por acadêmicas de Enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA), o interesse pelo tema surgiu a partir da proposta de realizar controle de comunicantes de hanseníase no local da ação e também, por se tratar de uma doença   infecciosa, crônica, de grande importância para a saúde pública devido à sua magnitude e seu alto poder incapacitante, atingindo principalmente a faixa etária economicamente ativa. A ação foi executada com a utilização de álbum-seriado explicando sobre as características especificas de cada tipo de hanseníase, sinais e sintomas, adesão ao tratamento, autocuidado, importância da vigilância de contatos, demonstração com recurso audiovisual de depoimentos relatando acerca do preconceito da doença. Após esclarecimentos, foi aplicado um questionário com perguntas abertas, no intuito de avaliar o empoderamento dos pacientes quanto à ação realizada e ao final entregues folders. RESULTADOS ALCANÇADOS: A utilização do pós-teste simples demonstrou que os casos-índices em tratamento ou que iriam começar a Poliquimioterapia (PQT) que até então, em sua maioria associavam a hanseníase a presença unicamente de manchas hipocrômicas, tiveram boa percepção e o grupo conseguiu entender que a doença apresentava outros aspectos que desconheciam, os pacientes revelaram preocupação pelo diagnóstico tardio, pois sobre este aspecto incidem as questões das incapacidades físicas e deformidades, e consequentemente os estigmas e preconceitos. REPERCUSSÕES DA EXPERIÊNCIA: A ação sobre hanseníase contribuiu para que os pacientes aderissem ao tratamento de maneira mais consciente, e possibilitou aos casos-índices compreenderem que eles e seus contatos representam um importante agente no controle da hanseníase. As ações estreitam as relações dos usuários com a equipe de saúde, pois com orientações bem feitas e aceitas pelos clientes o andamento do tratamento é mais favorável e a captação dos contatos intradomiciliares mais significativa.

 


Palavras-chave


Hanseníase; Educação em saúde; vigilância de contatos.

Referências


BRASIL, M.S. Vigilância em saúde. Cadernos de Atenção Básica-n º 21. Brasília- DF. 2007.

EIDT, L. M. Breve história da hanseníase: sua expansão do mundo para as Américas, o Brasil e o Rio Grande do Sul e sua trajetória na saúde pública brasileira.Revista Saúde Social, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 76-88, Ago. 2004.

WORLD HEALTH ORGANIZATION - WHO.Weekly epidemilogical record. August, 2010.

VIRMOND, M.C.L. Uma nova etapa para a eliminação da Hanseníase como problema de saúde pública. Disponível em: http://www.usc.br/biblioteca/salusvita/salusvita_v32_n1_2013_editorial.pdf . Acesso: 07/05/2015.