Última alteração: 2016-01-21
Resumo
DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA Os problemas ambientais, marcados pela intervenção humana sobre a natureza, influenciam sobremaneira a qualidade de vida da humanidade, Assim, se faz necessário orientar desde cedo as crianças a cerca dessa problemática, a fim de torna-los agentes transformadores através da conscientização por meio de práticas educativas eficientes que possam promover e prevenir agravos à saúde humana e ambiental. O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem sobre as atividades práticas da disciplina de Saúde Coletiva II abordando a temática de saúde ambiental no contexto escolar. Na área adscrita da UBSF S-05 há uma escola municipal de educação infantil denominada Waldir Garcia. No entorno desta escola há acúmulo de lixo doméstico em um córrego, e o mesmo adentra a entrada da unidade escolar. A partir do levantamento epidemiológico, os acadêmicos planejaram uma atividade de promoção em saúde na referida escola. Foram utilizadas metodologias ativas embasadas no Método de Paulo Freire, sobre a questão ambiental. As práticas educativas foram norteadas pela pedagogia problematizadora com exposição dialogada, dinâmicas de grupo e perguntas. RESULTADOS ALCANÇADOS: Esta intervenção realizada com crianças mostrou-se adequada no que se refere à compreensão dos objetivos propostos. A contribuição da enfermagem na formação crítica e reflexiva desde a infância é de grande importância na promoção à saúde no contexto ambiental, as estratégias utilizadas através de metodologias ativas facilitaram o ensino-aprendizagem contribuindo se modo significativo na busca do objetivo. REPERCUSSÕES DA EXPERIÊNCIA: Ao incorporar em suas atividades o campo ambiental, a enfermagem amplia seu objeto - o cuidado - como mais abrangente e integrador, esse espaço passa a ser fundamental para o desenvolvimento de suas práticas a partir da compreensão das relações vitais do complexo ser humano/ambiente para a promoção da saúde.