Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

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Vivências de acadêmicas de Enfermagem na assistência ao pré-natal no estágio rural em Autazes/AM
Raquel da Costa Gato, Tsiiary Duarte Pereira, Aimée de Queiroz Carvalho, Esron Soares Carvalho Rocha, Anna Paula de Carvalho

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Este relato trata de experiências advindas da assistência de Enfermagem ao pré-natal, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Autazes/AM, vivenciadas por acadêmicas de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas/UFAM durante o estágio em saúde coletiva, módulo rural. O Estágio Rural permite conhecer a realidade socioeconômica e sanitária dos municípios do Estado, gerando ações de saúde voltadas à realidade local (SILVA, 2003). Além disso, o estágio promove a integração ensino-serviço, sugerido na Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080) e, especificamente, na Resolução CNE/CES 03/2001, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. O estágio rural tornou-se possível através da parceria entre a UFAM e a Secretaria Municipal de Saúde de Autazes. O planejamento das atividades aconteceu juntamente com os acadêmicos, preceptor, secretário municipal de saúde e a gerente da atenção básica, aleatoriamente os acadêmicos foram distribuídos em 8 UBS e, sendo 6 urbanas e 2 rurais, a cada semana, realizavam rodízio. RESULTADOS ALCANÇADOS: As atividades proporcionaram além das experiências práticas a interação com os profissionais inseridos no serviço, estimulando a troca de conhecimentos teóricos e práticos, fortalecendo a autonomia nas tomadas de decisões, favorecer a segurança nas ações; e integração junto às mulheres, no período gestacional, através da busca de conhecimento e adequação deste à realidade local. Compreendeu-se o Enfermeiro como educador em saúde, fomentando a ampliação do pensamento crítico e incentivando a uma mudança no estilo de vida, para prevenir possíveis intercorrências durante a gravidez. REPERCUSSÕES DA EXPERIÊNCIA: O estágio propiciou a construção do olhar diferenciado sobre a saúde na atenção ao pré-natal, entende-se a necessidade da criação do vínculo entre o usuário e o Enfermeiro para o atendimento acolhedor, escuta ativa, diálogo, definição de metas e objetivos a ser atingidos, realização de ações educativas e acompanhamento do desenvolvimento da gravidez. Nota-se, portanto, uma Enfermagem atuante na atenção ao pré-natal e o estágio rural um artifício importante na inserção do acadêmico no serviço com necessidades diferentes das usuais, sensibilizando-o à multiplicação do saber, ao intercâmbio de conhecimento e à humanização da assistência para uma formação diferenciada e de qualidade.


Palavras-chave


Enfermagem; Pré Natal; Atenção Básica.

Referências


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