Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

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PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE: PREVENTIVO E MÉTODOS CONTRACEPTIVOS EM UMA UNIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA.
LARISSA RODRIGUES BRAGA DE ALMEIDA, Diandra Sabrina Seixas Coutinho, Henry Walber Dantas Vieira, Tereza Neuman de Andrade Torres Portugal, Edwance dos Santos Góe

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


Descrição da experiência: A Estratégia Saúde da Família visa prestar uma assistência com ações de educação e promoção da saúde agindo sobre fatores de risco que a comunidade esteja exposta (BATISTA et al, 2015). Educação em Saúde é um dos componentes da atenção básica e visa levar a população á adotar práticas e mudanças para a melhoria da sua saúde (SOUZA, 2011). As práticas educativas foram realizadas por acadêmicas de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas durante as aulas práticas da disciplina de Saúde Coletiva II em uma Unidade Básica de Saúde da Família. Inicialmente, as acadêmicas questionaram aos profissionais da unidade quais as temáticas relevantes para abordar com as mulheres, o assunto sugerido foi métodos contraceptivos. Como a atividade seria feita no dia de consultas de saúde da mulher, as acadêmicas decidiram também falar sobre a importância do exame preventivo. Uma roda de conversa foi feita com as mulheres que aguardavam atendimento na sala de espera.  Um álbum seriado da própria unidade foi usado para falar sobre contracepção. No inicio, foram motivadas a dizer o que sabiam sobre os temas, as orientações foram sendo feitas de acordo com o que era exposto pelas pacientes, sempre usando palavras de fácil compreensão. Resultados alcançados: A participação das pacientes foi ativa, falando o que sabiam sem constrangimento e fazendo perguntas. As acadêmicas ficaram bastante satisfeitas em ter feito essas orientações nesse dia, pois havia uma mulher, mãe de duas crianças que não sabia nada sobre o preventivo e nunca havia realizado o exame. No final, foi pedido que as pacientes repetissem alguns pontos importantes dos temas como forma de avaliação e fixação das informações passadas. Repercussões da experiência: Para as pacientes, a ação educativa complementou conhecimentos pré-existentes, esclareceu dúvidas que surgiram no decorrer da atividade e alcançou mulheres que não conheciam sobre os temas. Para as acadêmicas, a atividade confirmou o que é ensinado na teoria: as práticas educativas são fundamentais para que a população tenha atitudes que resultem na promoção da saúde e prevenção de doenças. Além disso, as orientações em saúde cooperaram para que as acadêmicas adquirissem maior domínio sobre os temas abordados.

Palavras-chave


Estratégia saúde da família, Enfermagem em saúde pública, Educação em saúde, Saúde da mulher.

Referências


BATISTA, Nancy Nay Leite de Araújo Loiola et al. Unidade básica educadora popular em saúde. Revista Eletrônica Gestão & Saúde. v. 6, n. 1,  p. 809-16, mar. 2015. Disponível em: <http://gestaoesaude.bce.unb.br/index.php/gestaoesaude/article/view/1244/pdf_1> Acesso em: 12 jul. 2015.

SOUZA, Viviane Barbosa de; ROECKER, Simone; MARCON, Sonia Silva. Ações educativas durante a assistência pré-natal: percepção de gestantes atendidas na rede básica de Maringá-PR. Revista Eletrônica de Enfermagem, [S.l.], v. 13, n. 2, p. 199-210, jun. 2011. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fen/article/view/10162> Acesso em: 12 jul. 2015.