Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
ATRIBUTOS ESSENCIAS DA APS EM UMA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: O ACESSO E A LONGITUDINALIDADE
Bruna Oliveira Moraes, Anny Beatriz Costa Antony de Andrade, Bianca Soares Esteves, Ciro Félix Oneti, Izi Caterini Paiva Alves, Talyta Gluck Tello, Sineide Santos de Souza, Évila Bastos de Lima

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


Descrição da experiência: Atividades práticas desenvolvidas em uma Estratégia Saúde da Família (ESF), por meio da disciplina Saúde Coletiva II, da Escola de Enfermagem de Manaus/Universidade Federal do Amazonas, com carga hora total de 90 horas. As atividades desenvolvidas compreenderam: Visita Domiciliar; Vacinação; Educação em Saúde; Educação em Serviço; Consultas de Puericultura; Planejamento Familiar; Aplicação de instrumento para avaliação do grau de satisfação dos usuários e orientação para uso de um instrumento para direcionar as prioridades do atendimento da família pela equipe. Resultados Alcançados: Durante as práticas foi possível observar que o acesso, considerado a forma como o indivíduo experimenta e se insere dentro do sistema de saúde a cada novo problema, nesta ESF é bastante otimizado pela equipe, atentando para que os usuários tenham suas necessidades atendidas e problemas solucionados. Observa-se que a unidade está inserida em um grande vazio na rede assistencial, dificultando e/ou impossibilitando o acesso aos indivíduos e famílias “fora de área” de cobertura da unidade. A longitudinalidade por sua vez é o acompanhamento realizado pela equipe de saúde aos usuários ao longo do tempo, em suas diferentes etapas da vida, este é um atributo presente e efetivo na unidade, visto que a população mantém a unidade como sua referência para os problemas de saúde, além da existência de laços entre a população e os membros da ESF, favorecida pela convivência há mais de 10 anos, contribuindo para a continuidade da assistência, integralidade e compromisso com a saúde do usuário. Repercussões da Experiência: Foi possível observar e vivenciar como se dá o processo do cuidado na rede de Atenção Primária à Saúde (APS), o trabalho quando bem desenvolvido nesse nível de atenção, gera resultados bastante satisfatórios. O desenvolvimento das atividades de prevenção e promoção da saúde reduz as hospitalizações e serviços de média e alta complexidade. Concluiu-se que o acesso e a longitudinalidade como atributos essenciais da APS estão presentes de forma eficaz nesta unidade, dado a experiência e os discursos dos usuários, porém é importante ressaltar que ainda existem impasses e questões a serem melhoradas. Descritores: Acesso aos serviços de saúde, Estratégia Saúde da Família, Atenção Primária à Saúde.


Palavras-chave


Acesso aos serviços de saúde; Estratégia Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde.

Referências


MENDES, Alessandra Gomes. Programa de Saúde da Família no Brasil: análise da desigualdade no acesso à atenção básica. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, suppl.1, pp. 1627-1628. ISSN 1413-8123.

BARATIERI, Tatiane and  MARCON, Sonia Silva. Longitudinalidade do cuidado: compreensão dos enfermeiros que atuam na estratégia saúde da família. Esc. Anna Nery [online]. 2011, vol.15, n.4, pp. 802-810. ISSN 1414-8145.

AZEVEDO, Ana Lucia Martins de and  COSTA, André Monteiro. A estreita porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS): uma avaliação do acesso na Estratégia de Saúde da Família. Interface (Botucatu) [online]. 2010, vol.14, n.35, pp. 797-810.  Epub Sep 08, 2010. ISSN 1414-3283.