Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
Soberania Alimentar e Agroecologia na comunidade São Francisco/Uruá em Autazes/AM.
Caio souza cunha

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


O presente trabalho realizado na comunidade São Francisco/Uruá, localizada no município de Autazes – AM levantou questões sobre alimentação, produção agrícola e soberania alimentar. Considerando a importância dos temas para o fortalecimento da agricultura sustentável na Amazônia, preocupa a adoção de práticas provenientes da agricultura “moderna” ou agronegócio, como o plantio em monocultivos, técnica essa, que reduz a diversidade na produção nos sistemas agroalimentares dos moradores levando ao aumento de consumo de alimentos industrializados e interferindo na cultura alimentar das populações locais. O método de pesquisa adotado foi o Estudo de Caso e lançou mão de metodologias participativas utilizando ferramentas como questionário semiestruturado, observação participante, conversa informal e relatos de moradores da comunidade. A pesquisa procurou ter uma visão crítica da realidade baseada no estudo da complexidade dos múltiplos casos que a agricultura familiar da Amazônia apresenta.


Palavras-chave


agroalimenta; complexidade;monocultivos

Referências


INSTITUTO BRASILEIRO DE PESQUISAS GEOGRAFICAS – IBGE. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=130030> Acesso em: 02/02;2015.

LOURENÇO, F. S. et al. Ambiente e agricultura: uso da terra pela agricultura familiar e modificações na paisagem no município de Itacoatiara. In: NODA, S. et al. (Org.). Agricultura Familiar no Amazonas: assessoramento participativo. 1 ed., v. 2, Manaus, NETNO NERUA, 2013, p. 91-116.

MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. 350 p.

SILVA NETO, B. Abordagem sistêmica e sistema agrário. In: MOTA, D.M.; SCHMITZ, H.; VASCONCELOS, H.M ( Orgs.) Agricultura Familiar-Abordagem Sistêmica. Sergipe: Sociedade Brasileira de Sistema de Produção, 2005.p 81-103.