Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE (EPS): NARRATIVA DE PERCURSO FORMATIVO DO PROCESSO DE TRABALHO NO MUNICÍPIO DE NOVA OLINDA DO NORTE – AM
Gigellis Duque Vilaça, Ana Carolina Carvalho de Melo Santos

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


A descrição da experiência contempla a narrativa de percurso formativo relato reflexivo de como a Educação Permanente em Saúde-EPS contribuiu no processo de trabalho das equipes de saúde do município de Nova Olinda do Norte – AM. As metodologias inovadoras de acordo com as experiências aplicadas nas práticas de serviço de toda a equipe, resgata a relação do compromisso e de co-responsabilidade entre os profissionais de saúde e usuários do serviço com a finalidade de melhorar a ação compartilhada de todos os entes envolvidos do SUS. A proposta é intensificar as ações em saúde, pois muito se espera das equipes, contudo precisamos compartilhar da mesma experiência que deram resultados satisfatórios. Desta forma espera-se sempre em parceria com a gestão multiprofissional. A nossa prática de trabalho requer estratégias de ação junto a comunidade, usando da criatividade e reflexão para buscar avanços e superação. A educação permanente além de ser prática educativa que possibilita a formação de todos os profissionais, envolvendo a gestão compartilhada e as experiências vivenciadas pela troca de saberes.

Os resultados alcançados repercussões da experiência e descritores de Educação Permanente em Saúde em Nova Olinda do Note permitiram incorporar tecnologias e referenciais necessários, implementando espaços de discussão, análise e reflexão da prática no cotidiano do trabalho e dos referenciais que orientam essas práticas inovadoras, com apoiadores matriciais de outras áreas, ativadores de processos de mudança institucional e facilitadores de coletivos organizados para a produção. Aprender a aprender nos remete a buscar uma nova forma de melhorar o trabalho. Para tanto precisamos modificar o cenário da saúde começando pelos profissionais. A educação continuada através das rodas de conversa, oficinas de integração, trabalho lúdico e até mesmo realizar os encontros de equipes de saúde para estimular as relações interpessoais propiciam na motivação e auto estima do profissional. Precisa-se valorizar mais as ações inovadoras que repercutem no cotidiano do ambiente de trabalho e faz toda diferença. Os desafios identificados estão relacionados principalmente ao desenvolvimento e realização das ações de articulação das ações e organização do processo de trabalho.


Palavras-chave


Educação Permanente em Saúde; Equipes de Saúde; Práticas Inovadoras

Referências


ANDRADE, C. S. G. C. Agentes comunitários de saúde e os desafios da educação permanente: reflexões sobre a experiência do programa Telessaúde Brasil. 2011. 119 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Subsecretaria de Assuntos Administrativos. Educação Permanente em Saúde: um movimento instituinte de novas práticas no Ministério da Saúde: Agenda 2014 / Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Subsecretaria de Assuntos Administrativos. – 1. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014. 120 p. : il.

BRASILl. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília: MS; 2009.

COSTA, V.Z; CEZAR-VAZ, M. R. CARDOSO, L. S. SOARES J. F. S. Edu­cação Permanente no Programa Saúde da Família: um estudo qualitativo. Invest Educ Enferm 2010; 28(3):336- 344.

EPS EM MOVIMENTO. Uma conversa sobre fontes narrativas. 2014. Disponível em: <http://eps.otics.org/material/entrada-textos/uma-conversa-sobre-fontes-narrativas-1/>. Acesso em: 05. Jun. 2015.

ROECKER, S; MARCON, S S. Educação em Saúde na Estratégia Saúde da Família: o significado e a práxis dos enfermeiros. Esc Anna Nery (impr.)2011 out-dez; 15 (4):701-709