Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
Proposta de controle na dispensão de psicofármacos na farmácia de uma unidade hospitalar aos usuários da atenção básica no município do alto rio negro.
Márcio Albuquerque de Oliveira, Ana Paula Mota do Amaral

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


Este trabalho aborda sobre planejamento e gestão na dispensação de psicofármacos realizada na farmácia de uma unidade hospitalar localizada no Alto Rio Negro, medicações estas prescritas no âmbito da atenção básica (AB). O objetivo é detectar as deficiências no abastecimento destas medicações na AB que culminam na dispensação do elevado e crescente número de prescrições médicas na farmácia desta Unidade. Conhecendo a dimensão dos custos destas medicações controladas, dos recursos repassados às unidades hospitalares e o tempo de liberação destes, dos ciclos das demandas originárias da AB ineficiente, do limitado suprimento enviado às unidades, deve-se ter o extremo cuidado com o sistema logístico da farmácia hospitalar, mantendo um estoque e guarda adequado destes produtos. O plano de ação proposto para identificar as deficiências no abastecimento de psicofármacos na AB e controlar a dispensação na unidade hospitalar destaca reuniões com foco na interdisciplinaridade e reavaliação nas condutas durante os atendimentos dos pacientes encaminhados ou de demanda espontânea. Outra ação proposta devido à ausência de CAPS, NASF ou outras estruturas no âmbito da AB, foi o planejamento de ações para atender a demanda nas dependências do hospital, evitando, assim, aglomeração de pessoas, desorganização e falhas nos atendimentos prioritários. O monitoramento das proporções de atendimentos em SM (incluindo os usuários de álcool e outras drogas; total de atendimentos por grupo etário e sexo; total de internações hospitalares em decorrência dessas morbidades, índice de suicídio e tentativas), são essenciais como indicadores da ausência ou ineficiência da AB. Para consolidar o controle da elevada dispensação de psicofármacos, essa proposta de intervenção visa avaliar as altas taxas de polimedicação sem uma vidência ou um diagnóstico que justifique o aumento das dispensações de psicofármacos na farmácia do hospital. Estas ações permitirão a elaboração de indicadores que visam promover um bom planejamento, estabelecendo prioridades, sempre atento à disponibilidade orçamentária e, dentro das possibilidades técnicas, iniciar a padronização de psicofármacos que atendam à demanda diagnosticada. Racionalizando e organizando a gestão farmacêutica intra-hospitalar, a garantia de segurança, eficácia, qualidade e acesso do cliente a medicamentos ditos essenciais, preconizados no Plano Nacional de Medicamentos (PNM), serão facilmente alcançados.


Palavras-chave


psicofármacos; deficiência de medicamentos; gestão de medicamentos.

Referências


ABDON, C.; FERREIRA, M.C.; TEIXEIRA, C. Planejamento & Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. Série: Informação para Tomadores de Decisão em Saúde Pública. São Paulo: Bireme/Opas/OMS, 2002. p. 23.