Última alteração: 2016-01-21
Resumo
Introdução. Vivenciar uma aposta de ativar e reconhecer processos coletivos de ensino/aprendizagens que ocorrem no dia a dia do trabalho em saúde, requer a busca de sentidos e significados para um agir implicado, ético, e com amplitude para seguir em movimentos cartográficos, em um contínuo de descobertas. Estar como formadora nas duas etapas do Curso de Especialização em Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde - EPS em Movimento – da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em convênio com MS, proporcionou essa radicalidade. EPS, uma “Política de reconhecimento e cooperação”¹. Objetivo. Compartilhar experiências e experimentos de um movimento de formação em EPS ofertado no Amazonas. Etapa 1.Uma composição feita para ofertar o curso para o Amazonas, na modalidade de ensino a distância, lançando mão de um cardápio de ofertas: textos, vídeos em cena, etc, produzindo-se como ferramentas, pelas trocas viabilizadas na comunidade de práticas, com recursos pedagógicos tais como: diário cartográfico, caixa de afecções e fórum. Recursos e ferramentas para dar "visibilidade e dissibilidade"¹ ao processo de fazer/viver a EPS, num desafio constante. Mas foi nos encontros presenciais que a criatividade e as afeccões reforçaram em intensidade a produção da EPS em nós e suas possibilidades. Etapa 2. Os impasses e desafios seguiram nos acompanhando, com duas formadoras e seis tutores a experienciar novos processos de ensino/aprendizagem com alunos pelas diversas regiões do amazonas. Resultados alcançados. Apesar dos avanços nos caminhares, tivemos uma redução considerável do número de alunos, pelas dificuldades inerentes a falta de conectividade, as instabilidades climáticas, e as distâncias de várias ordens, como aquelas produzidas por não se tratar de um curso de formação tradicional crivado em um método fechado. Após dois encontros com dinâmicas que trouxeram as afecções para cena, o terceiro foi estrategicamente integrado ao encontro da Rede Unida da Região Norte, realizado em Manaus, em sua gama de transversalidades, vislumbrando fortalecer a chama da EPS e ampliar o Movimento. Repercussão da Experiência. A EPS e seus desafios – reconhecer que todos fazem EPS, e que esta se efetiva no encontro, em ato; rastrear experiências que produzam sentido e significado na produção da gestão, do trabalho, do cuidado, da vida; Identificar e ativar coletivos em defesa da saúde individual e coletiva. EPS: um movimento que segue e se amplia.
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Palavras-chave
Referências
1 Saúde em Redes. Revista Rede Unida. v. 1, n 1 (2015). On line:http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/rede-unida/article/view/309
2 Ceccim R.B., Feuerwerker LCM. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis (Rio de Janeiro). 2004;
3 Feuerwerker, L.C.M. Micropolítica e saúde: produção do cuidado, gestão e formação. Porto Alegre: Rede Unida, 2014.