Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA GRAVIDAS: FORTALECENDO A ADESÃO AO PRÉ-NATAL E ALEITAMENTO MATERNO ATRAVÉS DOS GRUPOS DE GRÁVIDAS E PUÉRPERAS DO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AMAZONAS
Luene Silva Costa, Danielli Figueiredo fernandes, Solane Pinto de Souza

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo do acompanhamento pré-natal é assegurar o desenvolvimento da gestação, permitindo o parto de um recém-nascido saudável, sem impacto para a saúde materna, inclusive abordando aspectos psicossociais e as atividades educativas e preventivas. Neste sentido, a Educação Permanente em Saúde, mostrou-se ser uma ferramenta relevante na melhoria da qualidade do pré-natal, pois a educação permanente é uma dessas ferramentas, que busca superar limites, tanto da formação quanto das práticas tradicionais de saúde, visando o cuidado integral. Este trabalho tem como objetivo utilizar a Educação Permanente em Saúde para o fortalecimento da adesão ao pré-natal e puerpério e intensificar o aleitamento materno exclusivo até os seis meses com as gravidas que participam dos grupos de gestantes e puérperas do município de Parintins, Amazonas. Foi utilizada a metodologia ativa para o desenvolvimento das atividades, como: rodas de conversas, dinâmicas e oficinas temáticas, nos quais foram abordados diversos temas. As reuniões pedagógicas aconteceram em três Unidades Básicas de Saúde do município com as grávidas residentes das áreas adscritas das equipes da Estratégia Saúde da Família destas Unidades. De um modo geral, os objetivos propostos foram alcançados, uma vez que as atividades realizadas nos grupos reforçaram o vínculo entre a equipe de saúde e gestantes, além de possibilitarem trocas de experiências entre as mesmas, fazendo-as entenderem a importância do pré-natal, período requer um olhar diferenciado, por implicar na saúde da mãe e do bebê.


Palavras-chave


Educação Permanente em Saúde; Pré-natal; Aleitamento materno

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da Criança: crescimento e desenvolvimento. Brasília: Ministério da Saúde; 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. A educação permanente entra na roda: pólos de educação permanente em saúde: conceitos e caminhos a percorrer /Ministérios da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2005.