Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
SAÚDE DAS MULHERES RIBEIRINHAS FORTALECIMENTO ATRAVÉS DAS AÇÕES INTERSETORIAIS, EDUCAÇÃO EM SAÚDE E SAÚDE ITINERANTE NO MUNICIPIO DE BARREIRINHA-AM
TELMA CLEONICE SILVA, Daizes Caldeira Pimentel

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


O município de Barreirinha está localizado na região do Baixo Amazonas e tem como população 30.202 habitantes. Sua população é residente na zona rural dispersa no município distribuídas em 154 comunidades ribeirinhas e indígenas. Nesse contexto, estão as mulheres ribeirinhas residentes nas comunidades rurais e nos distritos com população entre 3.500 pessoas à comunidades com 50 pessoas com acesso somente por embarcações de pequeno porte. Dessa forma, a gestão planejou ações que pudessem contemplar esse público-alvo em seu local de residência, visto que a maioria das mulheres ribeirinhas não realizavam os exames preventivos por dificuldade na logística para a zona urbana e no acesso ao serviço de saúde durante sua estada na sede do município. Objetivo: garantir o acesso a saúde da mulher ribeirinha através de ações e serviços de saúde com ênfase para a educação em saúde  e para os exames preventivos. Método: As ações são realizadas semanalmente durante a viagem da saúde itinerante, com oferta de exame de PCCU e outros serviços como: amamentação saudável, planejamento familiar; uso racional de medicamentos, saúde bucal, cartão SUS, ANDI e prevenção ao câncer do colo uterino e câncer de mama, dentre outros. As ações de monitoramento são realizadas através do E-SUS; Realizado reuniões técnicas mensais; Relatórios gerenciais; Intensificação de educação em saúde; Roda de conversa com as mulheres inscritas no Pré-natal e Programa Bolsa Família; Comunicação e Mobilização Social através da mídia local e caminhadas  durante o outubro rosa com faixas e distribuição de material educativo. Resultados: Aumento da oferta de exame de PCCU na zona rural; Facilitou identificar, diagnosticar e tratar o câncer de colo uterino; Redução das morbimortalidade das mulheres por câncer de mama no município; Ampliou o acesso a informação sobre a saúde da mulher para as mulheres ribeirinhas; Integramos as ações de saúde com ações de outras Secretarias governamentais; Realização de mobilização social para alertar contra o preconceito e o estigma na realização do PCCU e por fim, observamos mudanças de comportamento e atitude dessas mulheres frente a esse desafio, que é a realização do auto cuidado e da realização do exame de PCCU. Conclusão: Com a experiência concluímos que só conseguimos êxito para fortalecimento do SUS quando buscamos diversas estratégias para enfrentarmos o problema e as parcerias intersetoriais são ferramentas potencializadoras  para essas conquistas.


Palavras-chave


saude ribeirinha;saúde da mulher; ações intersetoriais

Referências


 

Brasil . Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política nacional de atenção integral à saúde da mlher : princípios e diretrizes / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009.

SEMSA. Relatório Anual de Gestão. Barreirinha, 2014.