Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
UM MODELO DIFERENCIADO DE PRÁTICAS DE GESTAO EM SAUDE NA REGIONAL DO BAIXO AMAZONAS
Suziéle da Costa Souza Lima

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


O acesso aos serviços de média complexidade e urgência e emergência tem sido apontado, por gestores da Regional do Baixo Amazonas, como um dos entraves para a efetivação da integralidade do SUS. Nas discussões em reuniões da Comissão Intergestora Regional de Saúde a chamada CIR tem se analisado a dificuldade de se programar e definir serviços e limites financeiros com os valores estabelecidos em tabela SUS, o que fragiliza o processo de gestão, deixando os municípios com menor numero de população bem abaixo da media nacional e impossibilitando a contratação de serviço e ampliação do mesmo, ficando estes dependentes das macrorregionais e superlotando as filas virtuais do SISREG. A proposta é pensada de forma descritiva e participativa, construída com diversos atores, caracterizado como relato de experiência. Na oportunidade procuramos fazer uma análise comparativa entre os conceitos abordados existente como a Programação Pactuada Integrada – PPI, hoje pactuada desde 2005, e o aprendizado realizado através de práticas e experiências vivenciadas a partir das novas diretrizes do SUS. O Cenário Intervenção é a Regional do Baixo Amazonas, com 05 municípios, com fortes características na cultura e na política estadual.

 


Palavras-chave


Planejamento em Saúde, Regionalização em Saúde, Amazônia

Referências


ABDON, C.; FERREIRA, M.C.; TEIXEIRA, C. Planejamento & Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. Série: Informação para Tomadores de Decisão em Saúde Pública. São Paulo: Bireme/Opas/OMS, 2002. p. 23.

AMAZONAS. Plano Estadual de Saúde 2012-2015. Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas.Manaus:2012. 

BRASIL. Presidência da República. Decreto Nº 7508 de 28/06/2011, dispõe sobre a regulamentação da Lei 8080, de 19/09/1990. Diário Oficial da União 01, nº123, de 29 de junho de 2011. Brasília, 2011.