Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
Educação Permanente em Saúde: Construindo Caminhos de Possibilidades no Pensar a Agir no processo de trabalho
MARIA DE GUADALUPE DE ABREU GARCIA

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


Este trabalho tem como principal objetivo narrar através de narrativa de percurso formativo minha trajetória de vida, acadêmica e profissional, sempre fazendo um paralelo com o Diário cartográfico produzido durante o Curso de Especialização em Educação Permanente do SUS em Movimento, critério do trabalho acadêmico. Durante o curso, textos foram lidos, nos proporcionando reflexões sempre relacionados com a realidade da qual estamos inseridos, buscando a relação entre a teoria e a prática para construção de conhecimento, conhecimento este, que estão constituídos no processo formativo. Minha trajetória (re)scrita por mim é a proposta deste trabalho. Serei "contadora" das histórias nas quais sou a protagonista e o que me despertou e potencializou no período do curso, relembrando o que foi importante e me fez crescer e melhorar minha pratica, pois esse processo nos oportunizou compartilhar experiências e troca de saberes, pois somos conhecedores daquilo que produzimos e necessitamos compartilhar com os outros. Por isso, a escolha deste tema Educação Permanente em Saúde: Construindo Caminhos de Possibilidades no Pensar a Agir no processo de trabalho, tem como linha de partida a construção de novos saberes e o que fazemos com eles, reconhecer que através das produções do dia dia no processo de trabalho, podemos construir e reconstruir caminhos onde temos a oportunidade de fazer o diferente. E através deste criar possibilidades de novas produções, contribuindo para pratica inovadora com mudanças para assim, ativar nossas praticas de aprendizagem e compartilhar de saberes..Este trabalho esta pautado em dois capítulos o primeiro - Quem sou eu?  meu olhar aos olhares em busca de novos caminhos. Neste primeiro capitulo narrarei minha trajetória, apresentando através de registro fotográfico minhas atividades praticas, objetivando o olhar em busca de novos caminhos para construir novos conceitos. O segundo - O que a Educação Permanente em Saúde me afetou. Neste capitulo será apresentado alguns conceitos de Educação Permanente e meu próprio conceito, baseado no meu entendimento da nova proposta e que posso fazer o diferente sempre em busca de compartilhar saberes. E para finalizar a narrativa temos Conclusão e o  Referencial Bibliográfico..

 


Referências


Alves, Maria Dolores Fortes de professor e educador: contribuições da psicopedagogia: ressignificar os valores e despertar a autoria/ Maria Dolores Fortes Alves. – Rio de Janeiro: Wak Ed. 2009. 164p.: 21cm

 

Bergue, Sandro Trescastro Comportamento organizacional / Sandro Trescastro Bergue. – 2. ed. reimp. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2012.

 

BENEVIDES-DE-BARROS, Regina Duarte.Grupo: estratégia na formação. In: ATHAYDE, Milton et al. (Orgs.). Trabalhar na escola? “Só inventando o prazer”. Rio de Janeiro: Ipub-Cuca, 2001. p. 71-88.

 

BOLÍVAR, A. Profissão professor: o itinerário profissional e a construção da escola. Bauru: EDUSC, 2002.

 

BRASIL, Ministério da Saúde, Politica nacional de educação permanente em Saúde. BRASIL, 2007.

 

CECCIM, R. B. Educação permanente em saúde: desafio ambicioso e necessário. Interface- Comunic. Saúde Educ, v. 9, n. 16, p. 161-77, 2005a. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/icse/v9n16/v9n16a13.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2011.

 

Emerson Elias Merhy, como contribuição para o DEGES – SGTES – MS Porto Alegre, 05/13 Educação Permanente em Movimento - uma política de reconhecimento e cooperação, construindo encontros no cotidiano das práticas de saúde

 

Merhy, Emerson Elias. O ATO DE CUIDAR: a alma dos serviços de saúde 1Professor do DMPS/FCM/UNICAMP, Campinas, maio de 99

 

Merhy, Emerson Elias. Saúde Em Rede: Professor Titular de Saúde Coletiva. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé.. 2015;1(1):7-14

 

Merhy, Emerson Elias. Interface - Comunic, Saúde, Educ, v.9, n.16, p.161-77, set.2004/fev.2005

 

EPS EM MOVIMENTO. Músicas que me fazem sentido. 2014. Disponível em: <http://eps.otics.org/material/entrada-textos/musicas-que-me-fazem-sentido>. Acesso em: 10/07/2015.

 

EPS EM MOVIMENTO. A EPS, aprendizagem flutuante e um convite para pensar, sentir e se expressar. 2014. Disponível em: <http://eps.otics.org/material/entrada-textos/a-eps-aprendizagem-flutuante-e-um-convite-para-pensar-sentir-e-se-expressar>. Acesso em: 22/07/2015.

 

FREIRE, Paulo. À sombra desta Mangueira. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013a. 256 p. Revisão por Ana Maria Araújo Freire.

 

FREIRE, Paulo. Pedagogia a Autonomia: saberes necessários à pratica educativa Paulo Feire, São Paulo, Paz e Terra, 2011.

 

https://www.youtube.com/watch?v=1SU6kbRw254&feature=youtu.be

 

KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. In: LINS, Daniel (Org.). Nietzsche e Deleuze: pensamento nômade. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2001, p. 207-223.

 

LOPES, Tomás de Vilanova Monteiro. Motivação no trabalho. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, 1980.

 

LARROSA, Jorge. Experiência, escola e educação. Revista Reflexão & Ação, Vol. 19, No 2, p. 189-200, 2011.

 

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA O SUS: caminhos para a educação permanente em saúde: pólos de educação permanente em saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde.– Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

 

Rios, Dermival Ribeiro- Novo dicionário global da língua  portuguesa ilustrado/ Dermival Ribeiro Rios , São Paulo: DCL,2007.

 

 

Sarreta, Fernanda de Oliveira, Educação permanente em saúde para os trabalhadores do SUS / Fernanda de Oliveira Sarreta. - São Paulo : Cultura Acadêmica, 2009.

 

Werneck, Hamilton, professor, acredite em si mesmo/ Hamilton Werneck.- Rio de Janeiro: Wak Ed.,2007.97p.: 21cm