Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

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Caminhos do Cuidado pelo Extremo Norte: Orientação Pedagógica? Que trilhas percorrer?
Patricia Ludmila Barbosa de Melo, Juliana Bittencourt Escobar

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


A proposta deste relato é compartilhar a experiência de trabalho de orientação pedagógica de tutores em Roraima do projeto Caminhos do Cuidado -  formação em saúde mental (crack, álcool e outras drogas) para agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem da atenção básica. O projeto envolve Fiocruz através do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica, Grupo Hospitalar Conceição e Rede de Escolas Técnicas do SUS, cujo objetivo é formar 100% dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do País e um Auxiliar ou Técnico de Enfermagem (ATENF) por Equipe de Estratégia de Saúde da Família. A partir do respeito às características e demandas de cada usuário, o curso pretende potencializar o papel dos ACS e ATENFs, reconhecendo e qualificando as práticas de saúde mental que estes profissionais já desenvolvem no território.  Roraima formou 98% ACS dos 15 municípios do Estado através dos 20 Tutores, que são profissionais responsáveis pela mediação pedagógica nos encontros presenciais e dispersões com ACS e ATENFs. Os orientadores, profissionais com pós-graduação em Saúde Mental ou saúde pública, experiência em Saúde Mental e/ou Atenção Básica e em EaD, realizam formação, acompanhamento e avaliação dos tutores na formação presencial e na Comunidade de Práticas, elaborando relatórios pertinentes à formação. O portfólio é o espaço de narrativa singular dos Tutores sobre sua experiência com as turmas de ACS e ATENFs, ou seja, é onde ele relata o que está vivenciando no processo de formação dos alunos, relacionando os conteúdos teórico-práticos que compõem o curso. A formação foi positiva com relatos e possibilidades reais de mudanças e impacto no processo de trabalho de ESF e UBS, bem como na prática profissional dos ACS e ATENFs. Observamos ainda grande interesse e dedicação dos tutores; Reconhecimento da potência do território; Olhar ampliado dos alunos e tutores para questões como drogas e saúde mental; Criação de espaços de diálogo sobre saúde mental nas UBS. Logo, entende-se que o Caminhos do Cuidado deve ser um processo contínuo que abranja outras categorias profissionais da atenção básica, que afete outros trabalhadores da rede de atenção integral, provocando mudança de atitudes e valores necessárias para melhorar o cuidado em saúde mental.


Palavras-chave


Cuidado; Atenção Básica; Rede; Formação; Agente Comunitário de Saúde; Álcool e Outras Drogas; Saúde Mental; Auxiliar e Técnico de Enfermagem;

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