Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
Reorganização do Planejamento nas Equipes da Estratégia Saúde da Família cadastrada no Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade-PMAQ-AB em Barreirinha-Am.
Daizes Caldeira Pimentel, Ângela Carla da Rocha Schiffler

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


O município de Barreirinha está localizado na região do Baixo Amazonas distante a 372 km da capital Manaus. Sua área territorial é de 6.007 Km2 incluindo uma área indígena. O acesso é somente por via fluvial. Faz limite ao norte com o município de Parintins, ao sul com município de Maués, ao leste com o Estado do Pará e a oeste com o município de Urucurituba. Atualmente, o município possui uma população de 30.202 habitantes residentes na sede  e em 154 comunidades rurais. A rede de saúde municipal é habilitada para Atenção Básica. A Estratégia Saúde da Família tem 04 equipes cadastradas no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade-PMAQ-AB. Em 2013, o município foi avaliado através da Avaliação da Melhoria da Qualidade-AMAQ e teve todas as equipes com desempenho de notas abaixo da média exigida pelo programa. Para minimizar esse impacto ao município, estamos propondo um plano de intervenção que seja elaborado junto as equipes, nesse processo, faz-se necessário intervir no planejamento interno da equipe, identificando os nós críticos e reavaliando os pontos positivos para melhorar os indicadores de saúde e o desempenho das equipes para 2016. Objetivo: Realizar planejamento das ações e serviços organizados no âmbito das 04 ESFs cadastradas no PMAQ-AB para melhorar a qualidade do trabalho da equipe ofertado aos usuários do SUS. Método: o método utilizado será a elaboração de um Plano de intervenção pela Coordenação de Gestão e Planejamento e Coordenação da Atenção Básica do município; será avaliado através de reuniões mensais com as ESFs; monitoramento dos indicadores pelos sistemas da Atenção Básica e Vigilância e aplicação do instrumento da AMAQ para avaliação dos itens solicitados no instrumento. Ativar os processos de educação permanente, com compartilhamento dos aprendizados do mundo do trabalho, visando a qualificação dos processos Micropolíticos de produção do cuidado.  Resultados: Implementação de fluxogramas e protocolos clínicos; organização dos prontuários por família; melhoria da comunicação na UBS; melhoria das notas na próxima avaliação externa com posterior aumento de financiamento para as equipes. Conclusão: Este trabalho é fundamental para o fortalecimento da Atenção Básica em Saúde, com ênfase no trabalho das ESFs,  e por fim a melhoria no acolhimento, na organização do trabalho, no planejamento, monitoramento e avaliação do processo de trabalho baseado no território e na atenção domiciliar.

Palavras-chave


Planejamento em saúde; PMAQ-AB; Estratégia Saúde da Família;

Referências


Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação em Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009. 64 p. – (Série B. Textos Básicos de Saúde) (Série Pactos pela Saúde 2006; v. 9).

Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde.Gestão do Trabalho na Saúde / Conselho Nacional de Secretários de Saúde. – Brasília : CONASS, 2007.

Organizado por: Abrahão, Ana Lúcia; Franco, Túlio Batista e Franco, Camilla Maia. Autor: Gomes, Maria Paula Cerqueira. Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde / Abrahão, Ana Lúcia; Franco, Túlio Batista; Franco, Camilla Maia e Gomes, Maria Paula Cerqueira. Niterói: UFF. CEAD, 2014. 25p.

http://www.uff.br/saudecoletiva/professores/merhy acesso dia 05 de julho de 2015.

Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. O Sistema Único de Saúde e a qualificação do acesso. Conselho Nacional de Secretáriosde Saúde. Brasília: CONASS, 2009. 67 p. (CONASS Documenta; 19)ISBN 978-85-89545-57 disponível em http://www.conass.org.br/conassdocumenta/cd_19.pdf, acesso dia 01 de julho de 2015.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Autoavaliação para a Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica: AMAQ / Ministério da Saúde. Secretaria de  Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012. 134 p.: il. – (Série B. Textos básicos de saúde)