Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
Dependentes Químicos em Coari
Rogério Loredo

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


 

O consumo de substâncias psicoativas é uma característica  comum a populações da maioria dos países,inclusive a do Brasil, sendo o tabaco e o álcool as mais utilizadas (1)

Foi realizado uma força tarefa pela prefeitura municipal de Coari, por meio da secretaria municipal de saúde, secretaria de desenvolvimento social, entre outros setores, constituindo uma ação intersetarial com o objetivo de promover uma inovadora intervenção voltada para os dependentes químicos que viviam em situação de rua no centro de Coari.

Para tal ação foi constituída uma equipe de saúde formada por médico generalista com formação em dependência química, além de enfermeira e técnico de enfermagem. Membros do Caps também participaram.  Foram convidados para participar da ação segmentos sociais como igrejas(evangélicos e católicos), além de voluntários com experiência e treinamento em dependência química.

Um grupo de 20( vinte) dependentes químicos foram aconselhados a participarem de um projeto de intervenção terapêutica numa casa de acolhimento climatizada, com 03(três) quartos, sendo que cada quarto tem 03(três) beliches com 03(três) camas cada um.

Foi disponibilizado alimentação e tratamento médico. Além de aconselhamento espiritual. Para aqueles que após período de estabilização decidiram regressar às suas famílias, e que eram de origem de outras cidades, foi dado suporte de transporte.

Os resultados foram muito satisfatórios, com total controle das crises de abstinência, melhoria da qualidade de vida, tratamento de patologias associadas, e melhoria na reintegração familiar. Alguns vão seguir tratamento na Fazenda Esperança, patrocinado pela prefeitura.

As repercussões do trabalho, que está em curso foram muito boas. Inicialmente houve a busca ativa dos segmentos da prefeitura, depois familiares traziam pacientes, e finalmente, para nossa alegria, alguns dependentes nós procuravam espontaneamente. Atualmente estamos sem vagas.


Palavras-chave


Humanização,dependência química,equidade,intersetorialidade

Referências


(1)

DEPENDÊNCIA QUÍMICA: PROBLEMA BIOLÓGICO, PSICOLÓGICO OU SOCIAL?

mota LA. São Paulo: paulus;2007.84pp. (Coleção Questões Fundamentais da Saúde,12).