Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
SORRISO BRILHANTE? CUIDADO CONSTANTE! COMO CUIDAR DA SAÚDE BUCAL E MANTER OS DENTES SEMPRE LIMPOS E BRILHANTES, RELATO DE EXPERIÊNCIA.
KAMILA GOMES MAIA, PATRÍCIA SANTOS DE LIMA, TAYANE RAMOS BARBOSA, YASMIN DE ALMEIDA LARDOSA, MIKAELLY BARROS ALMEIDA CAMPOS, NARA MUNIK DE OLIVEIRA MARTINS

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


OBJETIVO: Realizar atividade de educação em saúde bucal coletiva aos alunos na faixa etária de 9 a 12 anos da Escola Municipal Senador Fábio de Lucena Bittencourt, a ação foi idealizada e executada por acadêmicos de Odontologia da Universidade Paulista, com o tema “Sorriso Brilhante, cuidado constante” a atividade explorou os cuidados para manter a saúde bucal e os dentes brilhantes, a partir de palestras e aplicação de jogos lúdicos. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A primeira etapa constituiu na elaboração dos slides e confecção dos jogos lúdicos. Os materiais escolhidos para a confecção dos jogos são de fácil acesso e baixo custo, tais como papel cartão, tinta guache, gesso odontológico e Alginato. A segunda etapa constituiu da apresentação dos slides no auditório da escola explorando o tema: como prevenir as doenças bucais e como manter os dentes sempre limpos, brilhantes e saudáveis. Após a apresentação, foram realizados os quatro jogos lúdicos, o Banco Sorridente (reformulação do jogo Banco Imobiliário com as ações relacionadas ao tema), Jogo da Memória (figuras com dicas sobre higiene bucal, no qual o objetivo era achar o par da figura virada primeiro), Jogo do dado (dados com figuras e dicas de como manter a saúde bucal, no qual o objetivo era lançar os dados e cair com as faces iguais viradas para cima) e Resta 1 dente (tabuleiro com 32 dentes, sendo 16 dentes saudáveis e 16 dentes cariados, no qual o objetivo era eliminar os dentes cariados e resta 1 ou a maioria de dentes saudáveis). Aos alunos que obtiveram êxito nas atividades distribuiu-se com um kit de higiene bucal ou um kit de atividades passatempo, composto por um livrinho com caça-palavras, labirinto, cruzadinha e dentre outros. RESULTADOS ALCANÇADOS: Houve adesão máxima dos alunos na participação das atividades propostas pelos acadêmicos. Além de reforçar os conhecimentos em saúde bu cal, para os acadêmicos foi interessante ter a oportunidade de colocar em prática as ações de saúde bucal coletiva, vivenciar o entusiasmo e curiosidade dos alunos participantes, expressado através de perguntas e empolgação ao participar dos jogos. REPERCUSSÃO DA EXPERIÊNCIA: A atividade desenvolvida foi extremamente motivadora, a abordagem lúdica trouxe um novo “gás” para se trabalhar saúde bucal, tornando a atividade de educação em saúde bucal coletiva mais prazerosa e agradável tanto para os alunos participantes quanto para os acadêmicos e colaboradores que planejaram e executaram a atividade.

Palavras-chave


EDUCAÇÃO EM SAÚDE; SAÚDE BUCAL; ESCOVAÇÃO DENTÁRIA.