Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
Grupo de Idosos: Expressando qualidade de vida
Cristiane Masulo e Paula e Souza, Fabiana de Moura e Souza, Ana Cristina Campos de Souza, Ana Lúcia Marques Leitão

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


APRESENTAÇÃO: Trata-se de uma proposta de trabalho em abordagem coletiva com idosos em vulnerabilidade social em acompanhamento do Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que ocorre no Centro de Referência de Assistência Social- Nossa Senhora da Conceição em Manaus- Amazonas. O grupo ocorre há 3 anos e tem como objetivo proporcionar espaço acolhedor aos idosos com vistas a contribuir no processo de envelhecimento saudável, autonomia e sociabilidade.

DESENVOLVIMENTO: São encontros semanais que permitem a experimentação de expressões artísticas, culturais e esportivas numa realidade de extrema pobreza e violência. O território é precário. Não há centro de convivência, praças, academia e outros equipamentos sociais que favoreçam ao envelhecimento saudável. Dentre as atividades típicas de grupos de idosos estão: bingos, rodas de conversa, café da manhã, etc...e as de destaque são as que envolvem danças: quadrilha de festa junina e ritmos quentes. Para a quadrilha, o grupo reuniu-se 4 vezes para ensaios e apresentação. A atividade foi proposta pela estagiária de pedagogia orientada pela assistente social responsável. Nas aulas de ritmos, foi preciso a inclusão de um instrutor de dança.

RESULTADOS: Os idosos, que antes vinham ao grupo poliqueixosos, agora chegam animados, vestidos de tênis e garrafinhas de água. O assunto que mais transitava era, queixas sobre dores físicas e emocionais. Depois da inclusão das experiências de expressão artística, percebe-se melhora de auto-estima e fortalecimento para o enfrentamento de problemas familiares que não acabaram depois do grupo, mas são encarados de forma mais serena, demonstrando que é possível constituir estratégias de melhoria de qualidade de vida na união entre as políticas de assistência social, educação e saúde.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: A relação entre essas três profissões transformou o grupo. De 2012 a 2014, manteve um platô em quantidade e qualidade de trabalho. Em 2015, com o novo desenho de intervenção, o grupo está visivelmente mais fortalecido. A expressão cultural, artística e esportiva reflete nas relações sociais de forma a superação dos problemas familiares, que antes lhes abatiam, hoje são tratados de forma mais serena. O sucesso da atividade viralizou na comunidade e a procura de inclusão de novos idosos no grupo aumentou, motivando a participação da comunidade na Conferência de Assistência Social em busca de um espaço adequado para atender a demanda.


Palavras-chave


Interdisciplinaridade; Qualidade de vida; Saúde do Idoso