Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
Educação Permanente em Saúde como instrumento facilitador no setor de Regulação em AIH no Hospital Padre Colombo
Arilza de Souza Andrade Filha, Angela Schiffler

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


Este projeto aborda a temática Educação Permanente em Saúde como instrumento facilitador no setor de Regulação em Laudos de AIH – Autorização de Internação Hospitalar no Hospital Padre Colombo no município de Parintins. A partir desta observância, considera-se que os processos de qualificação do pessoal da saúde deveriam ser estruturados a partir da problematização do seu processo de trabalho e terem como objetivo a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho, tomando como referência as necessidades de saúde das pessoas e das populações, da gestão setorial e do controle social em saúde. Na perspectiva de melhoria no âmbito do Sistema único de Saúde (SUS) tornou-se necessária a formação de profissionais em saúde nas novas bases organizacionais, conceituais e políticas no Brasil, superando seu caráter periférico e/ou meramente complementar ocupado em muitos dos currículos tradicionalmente vigentes nos diversos cursos da área de saúde e dirigindo-a de modo mais efetivo para a consolidação e modernização da Reforma Sanitária Brasileira e do Sistema Único de Saúde. Diante da problemática observada, pensou-se na Educação Permanente em Saúde direcionada aos profissionais do Nível Médio para a Instituição, visto que a EPS – Educação Permanente em Saúde são os processos de trabalho e as equipes (atenção, gestão, participação e controle social), possibilitando a construção de um novo estilo de gestão, no qual os pactos para reorganizar o trabalho sejam construídos coletivamente e os diferentes profissionais passam a ser sujeitos da produção de alternativas para a superação de problemas. Desta forma, as análises coletivas dos processos de trabalho permitem a identificação dos “nós críticos” enfrentados na atenção ou na gestão e a construção de estratégias contextualizadas que promovam o diálogo entre as políticas gerais e a singularidade dos lugares e das pessoas.


Palavras-chave


Educação Permanente; AIH; Saúde

Referências


Abrahão, Ana Lúcia; (org.), Franco, Túlio Batista e Franco, Camilla Maia e Casotti, Elisete. Autoras: Reis, Ana Cristina; Oliveira, Cátia Martins de. Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde / Abrahão, Ana Lúcia; Casotti, Elisete; Franco, Túlio Batista; Franco, Camilla Maia; Oliveira, Cátia Martins de; Reis, Ana Cristina. Niterói: UFF. CEAD, 2014.

 

Brasil. Ministério da Saúde. O SUS de A a Z : garantindo saúde nos municípios /Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde. – 3. ed. – Brasília :  Editora do Ministério da Saúde, 2009. 480 p. : il color – (Série F. Comunicação e Educação em Saúde)

 

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.559, de 1º de agosto de 2008. Política Nacional de Regulação do Sistema Único de Saúde - SUS. Disponível em: bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/, acesso 2015.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Regulação, Avaliação e Controle/Coordenação Geral de Sistemas de Informação. SIH – Sistema de Informação Hospitalar do SUS: Manual Técnico Operacional do Sistema 87 Páginas 1.Sistema de Informação Hospitalar; 2.Controle e Avaliação; 3. Orientações Técnicas. – 2014.

 

CADERNO DO AUDITOR. Secretaria da Saúde. Coordenadoria de Planejamento de saúde CPS. Grupo normativo de Auditoria e controle de saúde- GNACS. Governo do Estado de São Paulo março de4 2006.

 

Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Leônidas e Maria Deane. Apostila: Educação Permanente em Saúde: Desenvolvimento do Trabalho e de Trabalhadores no Âmbito do Sistema Único de Saúde. 2013.

 

IBGE. Cidades, Amazonas, Parintins. Estimativa da População 2015. Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori. Apuí, Atalaia do Norte, Autazes, Barcelos, Barreirinha, Benjamin, Constant. Disponível em: www.cidades.ibge.gov.br, 2015.

 

Merhy, E. E. Saúde. A cartografia do trabalho vivo. São Paulo: Hucitec; 2002.

 

NÓVOA, Antonio. Os professores e sua formação. Lisboa-Portugal: Dom Quixote, 1997.