Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
EXPERIÊNCIA BEM SUCEDIDA NA COBERTURA POPULACIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA EM TABATINGA, AMAZONAS.
Viviane Loiola Lacerda

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


 

O artigo apresenta uma experiência bem sucedida realizada no município de Tabatinga, Amazonas, que resultou na melhoria da cobertura populacional da atenção básica, com melhor distribuição das equipes de “estratégia saúde da família” (ESF) em relação à população cadastrada no Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) no ano de 2014, em relação à série histórica dos últimos 13 anos. Observou-se o aumento na cobertura populacional, atribuída em grande parte pela inserção dos profissionais médicos, advindos do Projeto Mais Médicos, bem como com a implantação de projetos efetivos na gestão, com participação interativa, contribuindo para o alicerce do processo das ações da atenção primária em saúde para construção das Políticas de Saúde, que serão realizadas em coerência com a realidade epidemiológica de cada localidade. Aumentar a cobertura populacional da Atenção Básica do município de Tabatinga, considerando que o amazonas, o maior estado da Federação, com 1.577.820,2km2 e 1,79 habitantes/km2, segundo o IBGE, conta com características geográficas desfavoráveis ao acesso dos serviços de saúde, apresenta problemas de saneamento básico e desigualdades econômicas, além de uma população com características variadas em áreas urbanas e rurais, sendo ribeirinhos ou indígenas. Esse desafio vencido e que pode ser sustentado com esforço de todos os envolvidos considerando que as medidas adotadas foram adequadas a realidade local.


Referências


ANGULSKI, Nazareno D; SCHMITZ, Selma; et al. O Planejamento como Instrumento de Gestão Estratégia de Negócio. http://unibave.net/images/2009/10/5312/anexo_5312_9216.pdf acessado em 10 de julho de 2015.

OLIVEIRA, Hadelândia M.; GONÇALVES, Maria Jacirema F.; PIRES, Rodrigo Otávio M., em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-311X201100010000&script=sci arttext, baixado em 10 de julho de 2015.