Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

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O Movimento da EPS na formação e serviço: uma experiência e aprendizado de tutoria e gestão em saúde.
ANA CAROLLINE CARVALHO DE MELO SANTOS

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


Esse resumo se refere ao TCC de Especialização “Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde – EPS em Movimento, apresentando minha experiência e aprendizado na tutoria e na gestão em saúde frente ao movimento da EPS na formação e serviço. Busco sempre soluções para os problemas, procuro fazer tudo diferente quando me envolvo, busco sempre aprender a aprender, a respeitar autonomia do outro e trocar experiências. Quando entrei no curso estava como Assessora Técnica do Cosems-AM e hoje, estou como Secretária Executiva do Cosems-PB. Possuo experiências como tutora, facilitadora e/ou na coordenação pedagógica de cursos que trabalham a educação permanente e gestão em saúde com pressupostos de metodologia ativa. Tudo isso gera em mim, movimentos e afecções novas e dinâmicas e isso me faz sentir mais humana e realizada pessoalmente e profissionalmente. Trabalhar no Cosems é muito dinâmico, ora planejando, orientando, lendo e aprendendo, pactuando e em embates técnicos, coordenando eventos como congressos. Assim, vivo de emoções, afecções, inovações, planejamentos e replanejamentos, busco constantemente o aprender a aprender, aplicação direta da EPS, pois convivemos e aprendemos uns com os outros, sendo uma verdadeira troca de experiências e aprendizados. E assim, vou me identificando sempre mais com o meu trabalho, com a tutoria e com o meu "eu". Muitas coisas aconteceram durante a minha atuação de tutoria, desde o primeiro encontro de formação de tutor até o presente momento, mas venho sendo afetada e aprendendo a conviver com as diferenças e semelhanças, respeitar a autonomia do outro e a buscar ouvir e compartilhar as experiências, e sinto-me em meio a um banzeiro, diante de pessoas de personalidades fortes e com experiências no SUS e na tutoria e isso faz com que possamos exercitar bem o poder de ouvir, o consenso e refletir criticamente. Na verdade, vivemos cotidianamente no nosso ambiente de trabalho os pressupostos da EPS, mas ainda a subutilizando. Vivenciei que abrir espaços de escuta coletiva e individual, fez muita diferença com melhorias no processo de trabalho, qualificação e tomada de decisão. É preciso provocar o sentido de um “encontro”, como produção e pensar no outro e acima de tudo interagir com o outro também seja no trabalho, na tutoria/formação e por onde passar e, assim mudar a prática pessoal e profissional e aprender e exercitar o papel de tutor na EPS.

 


Palavras-chave


Educação Permanente; Tutoria; Serviço