Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
RELATO SOBRE A PRIMEIRA OFICINA SOBRE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS EM SAÚDE: UMA INICIATIVA DO PET-SAÚDE REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE.
PAULA ANDREZA GESTA DE ARAÚJO, DANIEL REIS, MAURA OLIVEIRA, ANDREA COSTA

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


RELATO SOBRE A PRIMEIRA OFICINA SOBRE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS EM SAÚDE: UMA INICIATIVA DO PET-SAÚDE REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE.

ARAÚJO, P. A. G.; OLIVEIRA, M.; REIS, D. R. A; COSTA, A. R. A.

paulagesta_to@hotmail.com (UFPA); Belém-PA

Descrição da experiência: A atenção primária no âmbito do SUS versa sobre a prevenção e agravos de doenças, dessa forma as ações de educação em saúde devem ser claras para o usuário, para que os princípios da atenção primária sejam garantidos. Visando contribuir à formação de profissionais consonante as diretrizes do SUS, tem-se o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET Saúde), desenvolvido na Universidade Federal do Pará, congregando acadêmicos de todos os cursos da área da saúde, desenvolvido no município de Benevides, com ênfase em atividades de educação em saúde na rede básica de saúde, na área temática rede cegonha. Entre as atividades realizou-se a oficina de tecnologias educativas em saúde para agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, coordenadores de programas e profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família. A oficina ocorreu em maio de 2015 no município, estando presentes os profissionais e acadêmicos integrantes do PET-Saúde. Ela trabalhou as práticas diárias de educação em saúde desenvolvidas pelos profissionais e alunos, trazendo sustentações teóricas que norteiam as tecnologias educativas, culminando com exercícios práticos de tecnologias de educação em saúde e a reflexão da utilização das tecnologias como aliada das ações em saúde. Os participantes aderiram espontaneamente e de forma interessada a oficina, produzindo diversificadas estratégias, entre elas: jogos, painéis, álbum seriado, teatro entre outras. Repercussões da Experiência: Na oficina houve a possibilidade de enquanto acadêmica e futura profissional, perceber as várias formas de realizar ações educação em saúde utilizando tecnologias leves, leves duras e duras.  Podemos utilizar recursos de alta tecnologia, como slides e vídeos, porém é importante se adaptar quando os mesmos não estão disponíveis. Dessa forma os de baixo custo a exemplo de cartazes, painéis, folders, cartilhas, jograis e outras modalidades, também são capazes de transmitir a informação. O importante é passar a informação de forma clara, sem parecer o detentor do saber, fazendo o usuário entender e refletir sobre saúde e prevenção de agravos, e principalmente disseminar o conhecimento de tecnologias junto aos profissionais de saúde.

Descritores: educação, saúde.

Palavras-chave


educação; saúde