Última alteração: 2016-01-21
Resumo
A proposta deste projeto é realizar uma oferta permanente de formação em Educação Popular, auxiliando a gestão dos municípios do Amazonas na elaboração de estratégias para o fortalecimento dos da Educação Permanente em Saúde - EPS. A Educação Popular pode ser entendida como uma estratégia de ampliação das formas de participação na gestão e nos serviços de saúde. A metodologia e as estratégias pedagógicas buscam estimular a problematização das ações locais e propor alternativas para qualificar a relação entre usuários, trabalhadores e gestão em saúde. A proposta da formação é qualificar profissionais, gestores e movimentos sociais de saúde no aprimoramento das ações de educação em saúde no cotidiano dos serviços. A formação estará fundamentada na discussão teórica e nas práticas das metodologias e técnicas de educação popular. Os exercícios e as dinâmicas estarão diretamente conectados com o aprendizado. Por fim, a proposta é investir na formação de equipes de educadores populares comprometidos com as questões sociais, com o diálogo, com o vínculo e uma postura acolhedora dos serviços de saúde.
Palavras-chave
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
_____________. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000 (a).
SOUZA, Ana. Paulo Freire: vida e obra. 2ª ed. São Paulo, Expressão Popular, 2010.
MORAES, R. A., DIAS, A.C., FIORENTINI, L.M.R.: As tecnologias da informação e comunicação na educação: as perspectivas de Freire e Bakhtin. UNIrevista - vol 1,n 3, julho de 2006. Disponivel em: www.scielo.com>. Acesso em: 5 de novembro de 2011
FREIRE, P. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 25. ed. São Paulo: Cortez, 1991.