Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
PROMOÇÃO DA SAÚDE ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DO PROJETO “SAÚDE NA ROTINA” EM UM MUNICÍPIO DO AMAZONAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Darllyne Ferreira Pereira

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


Descrição da experiência: Trata-se de um relato de experiência na realização do Projeto Saúde na Rotina, experiência vivenciada por acadêmicos do 9º período do curso de enfermagem da Universidade Federal do Amazonas durante a disciplina Estágio Curricular I (Módulo Rural),  realizada no município de Urucurituba – AM. Tendo em vista que a sociedade se torna cada vez mais sedentária, existe uma grande necessidade de um incentivo para que a população exerça atividades físicas que tenha impacto na saúde, tanto para pequeno como a longo prazo, influenciando na prevenção de doenças e na complicação de agravos. Para tanto, é fundamental o desenvolvimento de atividades físicas, que provoquem uma repercussão na vida do indivíduo por meio de exercícios, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além de atividades mental e social, de modo que terá como resultados os benefícios à sua saúde. A atividade foi desenvolvida juntamente com a comunidade, onde os graduandos em enfermagem puderam atuar promovendo atividades ao ar livre como: danças, aferição da pressão, glicemia, medidas antropométricas para análise de índice de massa corporal (IMC), apresentações populares, recreação com as crianças e orientações nutricionais.  Repercussões da experiência: A experiência possibilitou a construção de um novo profissional de enfermagem enquanto acadêmico para ter uma nova visão da promoção e prevenção da saúde, repercutindo também na vida da população abrangida com incentivos para a prática de atividades físicas visando um investimento na saúde. Resultados alcançados: A experiência e a vivência da enfermagem que este projeto proporcionou, apesar de todas as dificuldades enfrentadas promoveu um crescimento insuperável na formação dos acadêmicos.

Descritores: Internato Rural; Promoção à saúde; Enfermagem.


Palavras-chave


Internato Rural; Promoção à saúde; Enfermagem.

Referências


1.Laura Cavalcanti de Farias Brehmer, Flávia Regina Souza Ramos. Artigo de Revisão Rev.Eletr.Enf.[Internet].2014an/mar;16(1):22837.Disponívelem:http://dx.doi.org/10.5216/ree.v16i1.20132.-doi: 10.5216/ree.v16i.20132.

2. Patrício Zuleica Maria, Silvério Maria Regina, Ribeiro Ivete Maria, Felisbino Janete Elza, Brodbeck Ingrid May, Martins Greice Wessler Medeiros et al. Sistematização de estratégias de ensinar-aprender pesquisa na graduação.

3. Nobre MRC, Lemos CLN Domingues RZI, Gabriades RHN - Qualidade de vida, educação em saúde e prevenção de doenças. Qualimetria 1994; 6: 56-9.

4. FREITAS, Carlos Machado, CZERESNIA, Dina. Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. 2009. 2ª ed.

5. CARTONILHO, Semiranes, GONÇALVES, Maria Jacirema, OLIVEIRA, Hadelândia Milon, BRECKER, Sandra Greice. Normas Regulamentadoras do Trabalho Final de Curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem de Manaus. 2008.

6. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

7. MINAYO, Maria Cecilia de Souza. HARTZ, Zumira Maria de Araújo. BUSS, Paulo Marchiori. Qualidade de vida e saúde: um debate necessário.