Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

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Um esperar diferente: A sala de espera como palco da educação popular em saúde
Bárbara Rodovalho, Bárbara Pinto Gomes, Ana Cláudia De Mello Mendonça, Fabiana Mânica Martins, Rosana Pimentel Correia Moysésr

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


Introdução: O estudo versa sobre experiências do projeto Implantação e implementação da ‘sala de espera’ na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Redenção do Município de Manaus/AM. Em 2012 a Política Nacional de Atenção Básica abriu um leque de diferentes formatos de equipes multiprofissionais para atuar em diversos setores vinculando a atenção básica com importantes conceitos do SUS. A integração dos profissionais viabiliza o cuidado integral, a escuta ativa e especialmente o vínculo com o usuário, proporcionando a humanização das práticas e a participação social no processo de fazer saúde. Assim, o trabalho busca o aprimoramento de atividades educativas na sala de espera da UBS com intuito de criar um ambiente acolhedor tornando esse espaço um meio de aprendizado pessoal e coletivo. Objetivos: Desenvolver atividades sócio-educativas de caráter preventivo e de promoção à saúde voltadas às necessidades da população utilizando a sala de espera como palco para as atividades. Metodologia: A primeira etapa visou o contato com os profissionais da UBS, através de uma reunião, que objetivou sensibilizá-los quanto a importância da utilização da sala de espera como ferramenta de educação em saúde, além de identificar as necessidades apresentadas pela comunidade. Na segunda etapa, os temas sugeridos pelos profissionais de saúde e os indicados pelos usuários, foram apresentados de maneira criativa com a utilização de alegorias com o propósito de tornar fácil e atraente o entendimento.Resultados: Os temas sugeridos foram: saúde da mulher, diabetes, hipertensão, hipoglicemia, doenças gastro intestinais, doenças cardiovasculares, problemas de visão, depressão, câncer, obesidade e varizes. Dos 35 encontros realizados, os que tiveram maior participação foram, saúde da mulher, diabetes e câncer As experiências vivenciadas no cotidiano da UBS se tornaram relevantes para os acadêmicos de medicina, pois ressaltam o valor humano e pedagógico desse trabalho. Segundo Freire (1988) o real aprendizado se dá pela troca de saberes do popular com o cientifico e foi justamente isso que se buscou fazer. Olhar o outro como sujeito ativo de suas ações capaz de aprender e ensinar o que sabe. Os resultados obtidos inferem que o trabalho tem gerado boas respostas pois comunidade, se manifestava através de dúvidas e depoimentos estabelecendo uma roda de conversa. Logo, a troca de experiências fez da sala de espera um lugar muito valioso, o lugar de esperar transformou no lugar de fazer saúde.

 


Palavras-chave


Educação em saúde; promoção da saúde; ação intersetorial

Referências


  1. FREIRE, PAULO. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988
  2. HUET, MACHADO; J. M.; DE SOUZA; PORTO, M. F. Promoção da saúde e intersetorialidade: a experiência da vigilância em saúde do trabalhador na construção de redes. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, Vol 12, n. 3, setembro 2003
  3. PAIXÃO, N. R. A.; CASTRO, A. R. M. Grupo sala de espera: trabalho multiprofissional em unidade básica de saúde. Boletim da Saúde/Secretaria do Estado da Saúde do Rio Grande do Sul; Escola de Saúde Pública. Vol 20, n 2, dezembro 2006.
  4. SOUZA,   K.  R.;   BONFATTI,  R.  J.;  SANTOS, M.  B. M. Participação social, vigilância em saúde do trabalhador e serviço público. Trab. educ. saúde,  Rio de Janeiro ,  Vol. 13, n. 2, p. 261-282,  agosto  2015
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