Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
Ação Educativa sobre Verminoses Endêmicas nas Comunidades Ribeirinhas do Rio Juruá/AM
Danuzi Sales Araujo Sousa

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


Verminoses representam ameaça à saúde da população brasileira, principalmente nas zonas rurais, responsáveis por significativo número de intervenções curativas nos centros de saúde brasileiros. A prevalência de dada parasitose reflete deficiências de saneamento básico, sendo a educação uma importante ferramenta de combate.

Visa-se fazer das crianças, professores e lideres da comunidade disseminadores de conhecimento sobre as principais verminoses que acometem a região (ascaridíase, entamoeba coli, entamoeba histolytica, giardia e trichurus trichiura), por meio de ação educativa com atividades lúdicas, enfatizando as noções de higiene corporal e prevenção a doenças.

Foi desenvolvida uma palestra na qual se utilizou de um álbum seriado didático com gravuras, vídeos, músicas, brincadeiras e dinâmicas de grupo para tornar a apresentação mais envolvente e facilitar a compreensão da comunidade e principalmente das crianças.

Os locais escolhidos para atuação do atendimento primário são comunidades pequenas e isoladas, com pouca ou nenhuma estrutura básica, na calha principal de navegação do Rio Juruá, onde a Marinha do Brasil presta atendimento a bordo dos Navios de Assistência Hospitalar.

Para concretizar a temática trabalhada, é realizada a distribuição de kit com itens básicos para higiene pessoal.

Ao termino da palestras e da dinâmicas, pode-se dizer que os objetivos do conhecimento da comunidade foram consolidados, pois as crianças responderam corretamente as perguntas e desafios das atividades lúdicas.

Para melhores resultados, entendemos ser necessário um trabalho contínuo, em conjunto com a escola, por um período mais prolongado, bem como a conscientização dos pais dos estudantes e das cozinheiras escolares da comunidade, sobre os perigos das verminoses e como evitá-las, já que esses são os responsáveis pela preparação dos alimentos, principal via de contaminação.