Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
Prática Educativa Sobre Importância do Exercício na Gravidez
Railton Moreira dos Anjos, Isabelle Melo da Camara, Celsa da Silva Moura Souza, Rosana Pimentel Correia Moyses, Maria Regina Torloni, Cleciane Costa de Moura

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


Descrição da Experiência:

Atividade educativa sobre a importância da atividade física durante a gravidez realizada com o público de 34 gestantes, entre a idade de 13-40 anos, as quais realizavam acompanhamento pré-natal na UBS da Zona Leste da cidade de Manaus-AM. Em um momento anterior ao da atividade propriamente dita, as gestantes participaram de uma dinâmica prévia, a qual abordava alimentação e estilo de vida saudável na gravidez. A partir dessa base, o interlocutor da prática iniciou abordagem explicando a importância do exercício físico na gestação. Nesse momento, foram ressaltados os benefícios: melhoria das dores na região lombar por fortalecimento da musculatura estabilizadora do tronco, fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico prevenindo incontinência urinária, dos ligamentos pélvicos para melhor sustentação do ganho de peso, o aprimoramento da postura, diminuição de edemas, controle do ganho de peso e da pressão arterial e condicionamento cardiorrespiratório. Após a explicação teórica, o aluno conduziu o grupo com alguns dos exercícios indicados, priorizando àqueles voltados para o fortalecimento do assoalho pélvico tais como agachamentos, exercícios de contração simples e alongamento. A prática educativa foi realizada com 3 grupos em dias diferentes, sendo que cada dia de atividade durou em média de 45 minutos.

Resultados Alcançados:

Pode-se observar bom engajamento das gestantes na atividade, as quais demonstraram gostar dos exercícios realizados em grupo. Muitas participantes aproveitaram o momento após a atividade para esclarecem suas dúvidas e traziam consigo uma fala que demonstra a quebra do pré-conceito ainda disseminado por muitos de que gestantes não devem realizar exercício físico.

Repercussões da prática:

A equipe se reuniu com as gestantes posteriormente para realização de outras atividades educativas e relatou que: 1- As participantes ajudaram a disseminar o conhecimento de que o exercício físico na gravidez acompanhado por um profissional qualificado é bastante recomendado 2- Continuaram a realizar os exercícios demonstrados na prática educativa em suas casas como um hábito inserido na rotina 3- Parte delas iniciou outra atividade física além da demonstrada, como caminhada. Os fortalecimentos ligamentar e muscular provenientes dos exercícios serão benéficos não somente no pré parto, mas também no parto e no pós-parto, auxiliando inclusive a regeneração muscular e o retorno do útero para o estado pré-gravídico.

Palavras-chave


GESTAÇÃO; PRÁTICA EDUCATIVA; EXERCÍCIO

Referências


  • LIMA, F.R & OLIVEIRA, N. Gravidez e Exercício. Revista Brasileira de Reumatologia, v. 45, n. 3, p. 188-90, Mai-Jun 2005.
  • RIOS, C.T.F. & VIEIRA, N.F.C.  Ações educativas no pré-natal: reflexão sobre a consulta de enfermagem como um espaço para educação em saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 12(2):477-486, ano 2007.