Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
Núcleo de apoio à família da UBSF Josephina de Mello - Manaus/AM e as novas praticas de Educacão em Saúde: Grupo de Educação e Saúde Integral
Cláudio Ladys da Silva, Lorisa Simas Teixeira, Deborah Cristina de Jesus Cavalcante, Ronaldo Correa de Souza, Ida Paula da Silva Moura, Giselle Costa Dantas e Silva, Ana Lúcia Tomaz de Souza, Antonio Fernandes Marques Neto

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


A qualidade de vida humana demanda dos profissionais de saúde uma perspectiva de atuação holística implicando numa prática que tem impacto em aspectos culturais, bio-fisiológicos, sociais, mentais-atitudinais e até espirituais. O modelo de cuidado à saúde empregado em no Brasil (SUS – Sistema Único de Saúde) preconiza vários níveis de atenção ao usuário do sistema, iniciando o processo no nível da Atenção Básica de Saúde (Brasil, 2012). É neste contexto de atenção que o usuário do sistema tem o primeiro contato. A atenção básica busca tratar o sujeito em sua singularidade e inserção sociocultural, objetivando produzir uma atenção integral. Para tanto, as ações da Atenção Básica de Saúde ocorrem no âmbito individual e coletivo, abrangendo a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde. Com base nesta perspectiva e pautados nas orientações da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus - SEMSA, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF da UBSF Josephina de Mello executa Programa “Grupo de Educação e Saúde Integral. Trata-se de um serviço de promoção da saúde de indivíduos e famílias por meio da técnica de grupos operativos. A finalidade é oportunizar aos participantes a problematização de seus de hábitos de vida, tendo em vista a melhoria das suas condições de vida e a redução do risco de adoecer. Prevê para tanto, a reflexão sobre hábitos e estilos de vida, a discussão sobre a integralidade da saúde, o autocuidado e autonomia, e propõe a construção e a pactuação de um plano de vida. O trabalho é realizado numa série de 05 (cinco) encontros semanais, às sextas-feiras, com grupos formados por até 15 participantes, e duração de 1h30 em cada encontro. Como resultado foi identificada uma melhor adesão dos participantes às propostas de tratamento ou resolução para as mais variadas situações o que se traduziu em rápida mudança das condições de vida e de saúde nas famílias como a participação e frequência nos grupos de caminhada que ocorrem três vezes por semana e adoção de alimentação saudável com acompanhamento de nutricionistas.


Palavras-chave


Saúde da Família; Grupo Operativo; NASF

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012. 110 p. : il. – (Série E. Legislação em Saúde).

_____. Atenção ao pré-natal de baixo risco/Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012.

_____. Núcleo de Apoio a Saúde da Família/Ministério da Saúde - Brasília, 2014 (Caderno de Atenção Básica, n. 39).