Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
PRÁTICAS EDUCATIVAS COM MULHERES RIBEIRINHAS SOBRE O PCCU: VIVÊNCIA ACADÊMICA NO INTERIOR DO AMAZONAS.
Adélia Costa Sampaio, Alice Alves Martins Gomes, Esron Soares Carvalho Rocha

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A educação em saúde trabalha para atuar sobre o conhecimento das pessoas, a fim de desenvolver senso crítico e capacidade de intervenção sobre as vidas das pessoas e sobre o ambiente com o qual interagem2. Baseadas nesse pressuposto o presente trabalho tem como finalidade apresentar a experiência, no campo da educação em saúde, vivenciada por acadêmicas de enfermagem com mulheres ribeirinhas da comunidade Urucurituba no munícipio de Autazes – AM. A vivencia foi oportunizada por meio da disciplina Estágio Curricular I (Modulo Rural) do curso de enfermagem da UFAM, e da Secretaria Municipal de Saúde de Autazes que disponibilizou o cenário de práticas aos acadêmicos. Norteada pela pedagogia da problematização, onde as mulheres foram consideradas protagonistas da sua própria condição de saúde, ou seja, criou-se condições para que as mesmas se apropriassem de sua própria existência e resgatasse seu papel enquanto cidadão. Inicialmente captado a realizada objetiva sobre os aspectos que envolve a saúde da mulher. No diagnóstico situacional foi identificado diversos temas de interesses referente à mulher dentre esses podemos citar: HPV, câncer de colo do útero, realização  do PCCU, etc. O próximo passo foi a elaboração do plano educativo e estratégias de ensino-aprendizagem. RESULTADOS ALCANÇADOS: Na execução do plano.  Observou-se que o tema PCCU despertou interesse das mulheres em relação ao reconhecimento de comportamentos vulneráveis, identificação da cadeia de transmissão do câncer, para a vivência sexual e a importância da realização do exame copolcitológico oncótico.  REPERCUSSÕES DA EXPERIÊNCIA: Tal ação educativa torna-se relevante para equipe de saúde e acadêmicos, pelo fato da região norte ocupar o primeiro lugar com o maior índice de câncer de colo do útero no Brasil1. As ações de prevenção da saúde são uma estratégia fundamental, não só para aumentar a frequência e adesão das mulheres aos exames, como para reforçar sinais e sintomas de alerta, que devem ser observados pelas usuárias1. Finalmente aprendemos como acadêmicos que o enfermeiro tem um papel importante nas práticas de educação em saúde, pois o mesmo precisa ser capaz de identificar os níveis de suas ações no processo educativo, refletindo a necessidade de se desvincular da sua prática assistencial cooperador e partícipe deste processo de transformação da realidade.

Descritores: Enfermagem; Educação em saúde; Saúde Coletiva

 


Palavras-chave


Enfermagem; Saúde Coletiva; Educação em saúde;

Referências


1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. 2. ed.Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2013 124 p.: il. (Cadernos de Atenção Básica, n. 13). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/controle_canceres_colo_utero_2013.pdf

2.Cecagno D, Siqueira HCH, Cezar Vaz MR. Falando sobre pesquisa, educação e saúde na enfermagem. Revista Gaúcha Enfermagem, Porto Alegre (RS) 2005 ago; 26(2): 154-60. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article/download/4548/2479.