Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DO FLUXOGRAMA DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO DO COLO DE ÚTERO DE DUAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE BELÉM/PA
THIAGO DO REIS DE OLIVEIRA COSTA, BIANCA DINIZ OLIVEIRA, MARIA DA CONCEIÇÃO NASCIMENTO PINHEIRO

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


Introdução: O câncer cervical é o segundo câncer mais frequente em mulheres e é responsável por considerável morbi-mortalidade em todo o mundo. São diagnosticados cerca de 470.000 novos casos anualmente e, aproximadamente, 230.000 mulheres morrem todos os anos. O fluxograma analisador é um instrumento, cuja utilização serve para demonstrar o processo de trabalho existente em um determinado serviço. Objetivo: Avaliar o funcionamento do Programa de Prevenção do câncer de colo do útero (PPCCU) das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Guamá e da Pedreira em relação ao fluxograma de atendimento das usuárias preconizado pelo Ministério da Saúde (MS). Métodos: Trata-se de estudo observacional, qualitativo do PPCCU no ano de 2015. Constituiu uma entrevista com as enfermeiras responsáveis pelo PCCU das UBS’s seguido de uma comparação com o fluxograma preconizado pelo MS.  Resultados: No primeiro semestre de 2015 na UBS do Guamá duas enfermeiras realizam o PCCU. Já na UBS da Pedreira uma técnica de enfermagem é responsável pelo programa. As respostas das profissionais da UBS Guamá mostraram-se discrepantes em relação ao que é preconizado no programa pelo MS. Já na UBS Pedreira, apesar de alguns encaminhamentos errôneos, mostrou-se mais próximo do que é indicado. Conclusões: Concluímos que esta situação pode ser justificada pelo fato do profissional não conhecer corretamente o PCCU, influenciando a sua conduta errônea. Contudo é insensato atrelar a encargo por esses posicionamentos errôneos somente ao profissional atuante, devemos também por em questão se há uma preocupação por parte do poder publico identificar esses problemas no sistema e corrigi-los, e se houver essa fiscalização, qual a qualidade da mesma? Devemos também visar a qualidade da formação destes profissionais. E se após sua formação houve o interesse da administração em atualizar o profissional sobre as questões que norteiam o PCCU. Tendo o câncer do colo de útero como uma doença com elevados índices de mortalidade é fundamental para a funcionalidade do programa, entretanto não é isso que é observado nas UBS’s, o que é visto é uma peregrinação da mulher pelo sistema até a mesma ser encaminhada de manheira correta.

 


Palavras-chave


Saúde da mulher; Neoplasias do Colo do Útero ; Prevenção de Câncer de Colo Uterino

Referências


  • BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE. DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2013.
  • BARBOZA, T. A. V.; FRACOLLI, L. A.. A utilização do “fluxograma analisador” para a organização da assistência à saúde no Programa Saúde da Família. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 4, p. 1036-1044, jul./ago. 2005.·
  • MERHY, E. E. ; ONOCKO, R. (Org). Agir em saúde: um desafio para o público. São Paulo: Hucitec, 1997. p. 71-112.