Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
PROJETO "PINTANDO O 7": Reduzindo Danos e Promovendo Saúde
KEULLIN CRISTIAN OLIBONI, LUCIA BERTINI

Última alteração: 2015-10-25

Resumo


O Projeto “Pintando o7” é desenvolvido pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) Água Verde, no município de Laranjeiras do Sul, no estado do Paraná. Esta equipe atende uma população de 2.129 pessoas, sendo que a maioria considerada Vulnerável, pois reside na periferia da área, sendo um aglomerado de casas em condições precárias de saneamento, alto índice de gravidez na adolescência, violência sexual e doméstica, além um grande índice de tabagismo, alcoolismo e drogadição. A partir da observação dos indicadores do território, a equipe percebeu a necessidade de realizar um trabalho com as crianças residentes nesta região, os quais são filhos ou familiares de usuários de álcool/drogas/tabaco, visto que estas estão vulneráveis a diversas situações que podem causar danos a sua saúde física e mental.

Acreditando que as crianças de hoje serão os adultos de amanhã, e que o princípio da equidade deve ser cumprido e promovido, busca conscientizá-los através de ações de educação em saúde que são realizadas de forma lúdica, abordando diversos temas, como alimentação saudável, prática de atividade física, saúde bucal, prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, entre outros. Favorecendo também a oferta de lazer, cultura e a prática de esportes, ações estas que até então permaneciam distantes deste público tão carente.    Atualmente o “Projeto Pintando o 7” atende  cerca de 200 crianças na faixa etária de cinco a doze anos, e já caiu no gosto da criançada que reúne-se mensalmente na quadra de esportes do bairro.


Palavras-chave


projeto, crianças, saúde.

Referências


BRASIL .MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, DF, 990. Disponível em Acesso em 30/0 /2007.

BRASIL .MINISTÉRIO DA SAÚDE. Diretrizes para Projetos de Redução de Danos. Brasília, DF, 1996.