Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

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POTENCIALIDADES DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO AMBIENTE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Tainara Lôrena dos Santos Ferreira, Thaiza Gracielle César da Silva, Fábia Barbosa de Andrade

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem ancorada no relato de experiência de graduandos de enfermagem da UFRN/FACISA, participantes do projeto intitulado “Educandário do Adolescer: trabalhando a temática da prevenção de drogas nas escolas de Santa Cruz/RN” realizado em escolas públicas da cidade de Santa Cruz/RN, desde Março de 2013. Nas escolas trabalhadas foram utilizadas temáticas inerentes a fase da adolescência com uso de data-show e apresentação de slides com base teórica com explicações e amostras de imagens do conteúdo abordado, realização de palestras, rodas de conversa, jogos educativos, debates e confecção de cartazes, estimulando-os a expor dúvidas, opiniões e interesses em relação ao tema, objetivando estabelecer vínculos e troca de saberes. RESULTADOS ALCANÇADOS E REPERCUSSÕES DA EXPERIÊNCIA: A inserção do Projeto apresentou potencialidades no que diz respeito ao possibilitar ações de educação em saúde, promoção à saúde, e por possibilitar a prevenção de agravos de saúde. Para além disso, possibilitou a aproximação da comunidade acadêmica por levar ao encontro da realidade comunitária, a experiência no cuidado aos adolescentes, e aprimoramento dos conhecimentos, formando assim um perfil de profissional critico-reflexivo através da problematização. Faz-se válido também ressaltar a importância das atividades para a prevenção do uso de drogas através das intervenções desenvolvidas, pois resultados já foram e estão sendo alcançados durante o seu desenvolvimento como o estabelecimento e o fortalecimento com relação às escolas públicas da cidade, e a assiduidade dos alunos matriculados durante as palestras, rodas de conversa e atendimentos propostos ao final das ações educativas, o que demostra a relação de confiança e amizade estabelecida. Portanto, a introdução de novas metodologias de ensino para a prevenção, o avanço destas no âmbito escolar, o estímulo ao desenvolvimento social e a parceria das escolas com serviços de saúde apresentam-se como fortes fatores para envolver o público adolescente em assuntos pertinentes a esta fase da vida, por vezes ignorados ou reprimidos no âmbito familiar, bem como favorece a relação usuário-serviço através de criar um ambiente de confiança, estimulando-os como corresponsáveis pela sua saúde e qualidade de vida.


Palavras-chave


Educação em saúde; Promoção à Saúde; Adolescentes.