Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
O ATENDIMENTO DE PESSOAS USUÁRIAS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE
SORAIA CASSIANO RODRIGUES

Última alteração: 2016-01-20

Resumo


Para a realização de uma boa assistência na área da dependência química é necessário diversificar as propostas de atendimento e pensá-lo como fenômeno social amplo que inclua a ação resultante da intersecção das políticas públicas para a oferta de trabalho, lazer, cultura, educação, moradia, saúde na reinserção social do usuário. Com a mudança do direcionamento da atenção em saúde no país, a atenção primária se tornou a porta de entrada, através da ESF, para o sistema de saúde. Baseada na integralidade da atenção ao sujeito em sua dimensão biopsicossocial, a atenção primária surge como lugar ideal para o desenvolvimento de ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde de pessoas em uso de álcool e drogas e para operacionalizar os pressupostos da Reforma Psiquiátrica. Este trabalho de revisão bibliográfica tem o objetivo de estudar como é realizado o atendimento às pessoas que fazem uso de álcool e drogas na atenção primária à saúde e propor ações para a superação das lacunas na operacionalização do trabalho em rede. A inserção das Estratégias Diagnósticas e Intervenções Breves (EDIB) e da Redução de Danos na abordagem ao usuário, a humanização da prática dos profissionais, a educação permanente, a supervisão de equipes e a implementação do matriciamento são alguns caminhos apontados através da pesquisa para efetivação da rede de atenção à saúde dos usuários de álcool e outras drogas.

 


Palavras-chave


Atenção primária; drogas; saúde mental; intervenção breve; redução de danos; matriciamento; integralidade

Referências


BARROS. Marcelle Aparecida de; PILLON, Sandra Cristina. Assistência aos usuários de drogas: a visão dos profissionais do Programa Saúde da Família. v.15, n.02, p. 261-266. UERJ, abr - jun., 2007. Disponível em < http://www.facen.uerj.br/ >.

BARROS. Marcelle Aparecida de; PILLON, Sandra Cristina. Programa saúde da Família: desafios e potencialidades frente ao uso de drogas. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 08, n. 01, p. 144 – 149, 2006. Disponível em < http://www.facen.uerj.br >.

BRASIL. Ministério da Saúde. Coordenação Nacional de DST e Aids. Manual de redução de danos. Saúde e Cidadania. Série Manuais nº 49. Brasília: Ministério da Saúde, 2001.

BRASIL. Ministério da Saúde. Painel dos Indicadores do SUS. Brasília: Organização Panamericana de Saúde (OPAS), 2007a.

BRASIL. Ministério da Saúde. SAS/DAPES. Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas. Saúde Mental em Dados – 6. Ano IV, n. 6. Informativo eletrônico. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Disponível em < http://www.saude.gov > e < http://www.saude.gov.br/bvs/saudemental >.

BRASIL. Ministério da Saúde. SAS/DAPES. Saúde Mental e Atenção Básica: o vínculo e o diálogo necessários. Circular conjunta. n. 01/03 de 13 de Nov. de 2003. Brasília: Ministério da Saúde, 2003. Disponível em < http://www.saude.gov.br/ >.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. A Política do Ministério da Saúde para Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras Drogas. 2ª edição revista e ampliada. Brasília: Ministério da Saúde, 2004a.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. DAPE. Coordenação Nacional de Saúde Mental. Reforma Psiquiátrica e Política de Saúde Mental no Brasil. Documento apresentado à Conferência Regional de Reforma dos Serviços de Saúde Mental: 15 anos depois de Caracas. OPAS. Brasília: Ministério da Saúde, 2005. Disponível em < http://www.saude.gov.br/ >.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde/DAPE. Saúde Mental no SUS: acesso ao tratamento e mudança do modelo de atenção. Relatório de Gestão 2003-2006. Brasília: Ministério da Saúde, 2007b. Disponível em < http://www.saude.gov.br/ >.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Humaniza SUS: equipe de referência e apoio matricial. Brasília: Ministério da Saúde, 2004b. Disponível em < http://www.saude.gov.br/humanizasus >.

CARLINI. E.A. Posicionamento da UNIFESP sobre redução de danos. Rio de Janeiro, Jornal Brasileiro de Psiquiatria, vol. 52, nº5, p. 363-370, set-out, 2003.

CRUZ. Marcelo Santos; SÀAD, Ana Cristina; FERREIRA, Salette Maria Barros. Posicionamento do Instituto de psiquiatria da UFRJ sobre estratégias de redução de danos na abordagem dos problemas relacionados ao uso indevido de álcool e outras drogas. Rio de Janeiro: Jornal Brasileiro de Psiquiatria, vol. 52, nº5, p. 355-362, set-out, 2003.

DIMENSTEIN. Magda; SANTOS, Yalle Fernandes dos; BRITO, Monique; SEVERO, Ana Kalliny; MORAIS, Clariana. Demanda em saúde mental em unidades de saúde da família. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mental. v.3, n.5, nov. Barbacena (RN), nov., 2005. Disponível em: < http://scielo.bvs_psi.org.br >.

DOMINGUES. Joelza E. e LEITE, Layla P. Brasil: uma perspectiva histórica. São Paulo: FTD, 1983.

FERREIRA. Luiz Gonzaga Rebouças. Redação Científica: como escrever artigos, monografias e teses. 4ª ed. rev. Fortaleza: Editora UFC, 2004.

FERRI, Sônia Maria Neves. PEREIRA, Maria José Bistafa. MISHIMA, Silvana Martins. CACCIA-BAVA, Maria do Carmo Guimarães. ALMEIDA, Maria Cecília Puntel de.  As tecnologias leves como geradoras de satisfação em usuários de uma unidade de saúde da família. Revista Interface, Comunicação, Saúde, Educação, v.11, n.23, p.515-29, set/dez 2007.

FIGLIE. Neliana Buzi; BORDIN, Selma; LARANJEIRA, Ronaldo. Redução de Danos – uma alternativa para lidar com o consumo de substâncias psicoativas in Aconselhamento em Dependência Química. págs. 421 – 444. São Paulo: Roca, 2004.

FIGUEIREDO. Mariana Dorsa e CAMPOS, Rosana Onocko. Saúde mental na atenção primária à saúde de Campinas, SP: uma rede ou um emaranhado? Ciênc. Saúde Coletiva. v.14, n.01, p. 129-138, jan-fev, 2009. Disponível em: [Lilacs]< http://www.bases.bireme.br >.

 

FORTALEZA. Coordenação Colegiada de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas. Secretaria Municipal de Saúde. Relatório de Gestão do ano de 2008 da Rede Assistencial de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas - saúde mental e cidadania: a dimensão ética do cuidar. Fortaleza: SMS, 2008. (mímeo)

FORTALEZA. Coordenação de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas. Relatório de Atendimentos nos CAPS AD. Fortaleza: Coordenação de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, 2006. (mímeo)

FORTALEZA. Secretaria Municipal de Saúde. Relatório de Gestão do ano de 2006 da Secretaria Municipal de Saúde: saúde, qualidade de vida e ética do cuidado. Fortaleza: SMS, 2007.

Gil. Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1987.

IBGE CIDADES. Censo demográfico. Disponível em < http://www.ibge.gov.br >.

JUCÁ. Vládia Jamile dos Santos; NUNES, Mônica de Oliveira; BARRETO, Suely Galvão. Programa saúde da família e saúde mental: impasses e desafios na construção da rede. Rede Ciênc. Saúde Coletiva [on line]. V.14, n.1. p.173-182, 2009. Disponível em: < http://www.scielosp.org >.

 

MINTO. Elaine Cristina; CORRADI-WEBSTER, Clarissa; GORAYEB, Ricardo; LAPREGA, Milton Roberto; FURTADO, Erikson Felipe. Intervenções breves para o uso abusivo de álcool em atenção primária. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v.16, n.3, p.207-220, jul-set. Brasília, set., 2007. Disponível em: < http://www.scielo.iec.pa.gov.br >.

MIRANDA. Sandra Julien (Coord.). Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Rideel, 2001.

NIEL. Marcelo; SILVEIRA, Dartiu Xavier da. (organizadores) - Drogas e redução de danos: uma cartilha para profissionais de saúde. Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes (PROAD). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo: Ministério da Saúde (MS), 2008.

OMS. Organização Mundial de Saúde. Relatório Mundial de Saúde 2001. Saúde Mental: uma nova concepção, uma nova esperança. 1ª edição. Lisboa: Direção Geral de Saúde, 2002. Disponível em < http://www.who.int/whr/ >.

OMS. Organização Mundial da Saúde. Alma Ata 1978. Cuidados Primários de Saúde. Relatório da Conferência Internacional sobre cuidados primários de saúde. Brasília: MS/UNICEF, 1979.

PEREIRA. Sheila Duarte. Conceitos e definições da saúde e epidemiologia usados na vigilância sanitária. Arq. Pdf. São Paulo: mar., 2007. Disponível em: < http://www.cvs.saude.sp.gov.br >.

QUEIROZ. I. S. de. Adoção de ações de redução de danos direcionadas aos usuários de drogas: concepções e valores de equipes do Programa de Saúde da Família. Pesquisas e Práticas Psicossociais, v.2, n.1. São João Del Rei, mar./ago., 2007. Disponível em < http://www.ufsj.edu.br/ >.

RONZANI, Telmo Mota. RIBEIRO, Mário Sérgio. AMARAL, Michaela Bitarello do. FORMIGONI, Maria Lúcia Oliveira de Sousa. Implantação de rotinas de rastreamento do uso de risco de álcool e de uma intervenção breve na atenção primária à saúde: dificuldades a serem superadas. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 21(3):852-861, mai-jun, 2005. Disponível em: < http://www.scielo.iec.pa.gov.br >.

RIBEIRO. Paulo Rennes Marçal. Saúde Mental no Brasil. São Paulo: Arte e Ciência, 1999.

SENAD. Secretaria Nacional Antidrogas. Relatório do I Fórum Nacional Antidrogas. Disponível em < http://www.espírito.org.br/ >.

SENAD. Secretaria Nacional Antidrogas. SUPERA – Sistema para Detecção do Uso Abusivo e Dependência de Substâncias Psicoativas: Encaminhamento, Intervenção Breve, Reinserção Social e Acompanhamento. Módulo 1 – O uso de substâncias psicoativas no Brasil: Epidemiologia, Legislação, Políticas Públicas e Fatores Culturais. Brasília: SENAD, 2006.

SILVA. Patrícia Ligocki; BRASIL, Caroline Schneider; FAIT, Claudia Sedano; MARCOLLA, Glória Regina Schultz; WOYCICHI, Jeanine Rocha; MAYER, Rose Terezinha da Rocha. A Interface Saúde Mental e Atenção Básica. 2009a. Disponível em <http://www.esp.rs.gov.br/>.

SILVA. Thaís Renèe Martins. Saúde mental na atenção primária – uma experiência. 2009b. Disponível em: < http://www.fafich.ugmg.br >.

STARFIELD, B. Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: Unesco/Ministério da Saúde, 2002.