Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

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Criação de um Sistema para Gestão de Informações Ambulatoriais do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, Natal/RN
Erika Christiane Fernandes Garcia, Wilma Maria da Costa Medeiros, Ethel Borges Nogueira, Angelica Teresa Nascimento de Medeiros, Marcia Rique Caricio, Roberval Edson Pinheiro de Lima

Última alteração: 2016-01-20

Resumo


INTRODUÇÃO: Os sistemas de informação (SI) tornaram-se um dos principais recursos computacionais na área de gestão em serviços de saúde, sendo capazes de auxiliar os profissionais no processo de trabalho.

OBJETIVO: Criar um sistema para a informatização do atendimento ambulatorial do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), de forma a contribuir com os profissionais, a instituição e os pacientes, permitindo facilitar o atendimento, minimizar os erros e prover maior segurança.

MÉTODOS: O primeiro passo para desenvolver o protótipo foi conhecer o problema de perto e o funcionamento do atendimento ambulatorial do hospital, com o intuito de identificar as necessidades dos usuários e o fluxo das informações. O levantamento dos requisitos foi realizado através de reuniões com a equipe do Núcleo de Assistência a Saúde do Trabalhador (NAST) do HMWG. A partir do levantamento dos requisitos a modelagem do banco de dados foi realizada através do software Epi Info, por tratar-se de um sistema de livre distribuição que contém uma série de programas desenvolvidos para o Microsoft Windows e é utilizado por profissionais da saúde que conduzem investigações de epidemias, administração de banco de dados para vigilância de saúde pública e outras tarefas, além de ser um banco de dados para uso geral e aplicações estatísticas.

RESULTADOS: O primeiro resultado foi o modelo inicial de uma ficha de cadastro, nela procurou-se indicar as informações necessárias. Em seguida, foi obtida a modelagem do banco de dados. A tela principal consta dos dados pessoais e a posterior de informações de saúde para que em uma análise futura possam ser feitas ações de saúde educativas e preventivas. No geral, têm-se algumas características do software, em sua maioria a interface de comunicação com usuário, como a navegação em telas, entre outros subconjuntos de funcionalidades. As melhorias surgem de acordo com a necessidade do NAST.

CONCLUSÃO: Todas as informações dos atendimentos ambulatoriais realizados podem ser acessados de maneira rápida e fácil pela equipe do NAST. O acesso rápido e consistente às informações de saúde do funcionário do hospital é de fundamental importância para um atendimento seguro e de boa qualidade. Dessa forma, a atitude de informatizar coloca em prática os preceitos do uso de informações em saúde na gestão dos serviços.


Palavras-chave


Sistemas de Informação; Epi Info; Gestão em Serviços de Saúde

Referências


BÓS, Ângelo José Gonçalves. Epi Info® Sem Mistérios: Um manual prático. ediPUCRS – Porto Alegre, 2012

VILLALBI, J.R; PASARIN, M.I; MONTANER, I. Evaluación de la atención primaria de salud. Atención Primaria, Publicación oficial de la Sociedad Española de Familia y Comunitária, Barcelona, Espanha, 2003.