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Vivenciando a monitoria na SACI: aprendizados na iniciação à docência.
Última alteração: 2016-01-20
Resumo
O processo de formação acadêmica e profissional é longo e abarrotado de conteúdos teóricos, por isso ainda se encontram dificuldades no quantitativo de práticas não somente da atuação técnica quanto futuro profissional, mas também de um contato maior com a realidade que na grande parte dos casos não está inserido, nesse contexto a academia oferece aos discentes as oportunidades de atuar em linhas de estudo como a pesquisa, extensão e ensino, fundamentais para sua formação. Este relato tem como objetivo fazer um compilado da prática de monitoria da disciplina de Saúde e Cidadania – SACI - componente curricular dos cursos de Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem e Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí, campus Santa Cruz da UFRN em 2015. A disciplina tem como estrutura uma proposta diferenciada e até inovadora – onde sugere a integração das três ações de ensino, pesquisa e extensão - onde os alunos foram acompanhados dos docentes e monitores, redistribuídos em subturmas onde obteve-se todos os cursos agregados por um só objetivo de ir até o bairro da cidade previamente definido, para conhecer a realidade e vivência da população local no âmbito de saúde e cidadania, diferente de outras disciplinas, SACI possibilita ao discente monitor a chance de explorar um lado crítico e humano diferenciado, o que não é fácil tendo em vista que cada semestre novas turmas surgem e novos bairros são distribuídos, ou seja, o monitor precisa se reinventar, adaptando-se a nova realidade. É necessário que se desenvolva um relacionamento com os novos monitorados, o grande desafio é que, todo esse processo acontece concomitantemente a realidade da disciplina, o monitor deve despertar o olhar crítico da turma ao mesmo tempo em que desenvolve uma nova visão do ambiente que está inserido. O papel do monitor nessa disciplina é além de orientar e estimular diálogos e discussões acerca do que fora visualizado, também é de avaliar juntamente com o docente responsável, o desenvolvimento e rendimento da turma, essa avaliação ocorre através de um portfólio que eles precisam produzir durante toda a disciplina além de observações do entrosamento e interesse do aluno. Nesse contexto, a monitoria oferece ao aluno a oportunidade de desenvolver capacidades e habilidades, além de lapidá-las e aprimorá-las, que outrora na graduação não seria possível, responsável também pelo favorecimento da interação discente/discente e inserção do graduando no processo de iniciação a docência.
Palavras-chave
ensino; aprendizado; monitoria