Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

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COMPARANDO CONHECIMENTO E HABILIDADE DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM QUANDO À HIGIENAÇÃO SIMPLES DAS MÃOS
Camylla Cavalcante Soares de Freitas, Gabriela de Sousa Martins Melo, Anne Caroline Barbosa, Luana de Azevedo Souza, Jéssica Maria Arouca de Miranda, Gilson de Vasconcelos Torres

Última alteração: 2016-01-20

Resumo


Embora a Higienização Simples das Mãos (HSM) seja um procedimento simples, ainda requer mudança de hábito, e existem discrepâncias entre conhecimento da HSM e sua prática1. Percebe-se que existe lacuna entre o reconhecer a necessidade de uma prática e sua adesão, pois, embora os alunos conheçam a técnica e a importância das mãos como veículo de contaminação cruzada, a adesão é baixa1. O conhecimento denota uma série de informações incorporadas e organizada pelo indivíduo, trata-se da dimensão do saber. O conceito de habilidade está associado ao saber fazer, à capacidade de fazer uso produtivo do conhecimento adquirido com vistas à consecução de um HSM. A prática da simulação pode ser utilizada tanto como atividade de ensino-aprendizagem, como oportunidade de avaliar e medir sua integração às múltiplas competências profissionais.2 Objetivou-se comparar os conhecimentos e as habilidades dos acadêmicos do 5º e do 9º período de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) quanto aos procedimentos de higienização simples das mãos (HSM). Estudo descritivo realizado com 58 acadêmicos de enfermagem do 5° e 9° períodos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com aplicação de um questionários sobre o conhecimento e uma lista de verificação das habilidades. Obteve parecer favorável do Comitê de Ética do HUOL (CAAE 0002.0.294.000-10). Dos 58 acadêmicos observados, 31 (83,8%) do 5º e 27 (77,1%) do 9º período. A análise mostra que em ambos os períodos, a média da porcentagem de acerco da habilidade no procedimento de HSM sobressai quando comparado com a média do conhecimento no mesmo procedimento. Expondo a média do percentil, temos que 73,1 (DP = 10,2) relacionado ao conhecimento do 5º período e 71,3 (DP= 15,4) da média de porcentagem do conhecimento do9º período, já, as médias de porcentagens das habilidade correspondem a 81,1(DP = 13,9) e 83,6 (DP= 14,0), respectivamente. Percebeu-se também que o 5º (p-valor = 0,016), e 9º períodos (p-valor = 0,005) obtiveram divergências significativas entre conhecimento e habilidade. Observou-se que os acadêmicos detêm melhor habilidade ao comparar com o conhecimento, no procedimento de higienização simples das mãos, bem como, podemos observar que as médias estão semelhantes mesmo sendo uma análise dos concluintes da disciplina de Semiologia e Semiotécnica, com os alunos em final do curso, prontos para atuação profissional.


Palavras-chave


Alunos de enfermagem; Ensino; Competência profissional

Referências


  1. Tripple AFV, Mendonça KM, Melo MC, Souza ACS, Pereira MS, Santos SLV. Higienização das mãos: o ensino e a prática entre graduandos na área da saúde. Acta Sci Health Sci [internet]. 2007; 29(2):107-14. Disponível em: http://eduem.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHealthSci/article/view/1079/533
  2. Santos MC, Leite MCL. A avaliação das aprendizagens na prática da simulação em enfermagem como feedback de ensino. Rev. Gaucha Enferm. [Internet]. 2010; 31(3):552-6. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v31n3/v31n3a20.pdf