Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

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Processo avaliativo dos cursos livres da Escola de Saúde Pública do Ceará: percorrendo caminhos para melhoria de qualidade
Tereza Emanuelle da Silva Costa, Rosimary da Silva Barbosa, Georgia de Mendonça Nunes Leonardo, Lígia Lucena Gonçalves, Thayza Miranda Pereira, Olga Maria de Alencar

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde é uma proposta de ação estratégica que visa a transformar e a qualificar a atenção à saúde, os processos formativos, as práticas pedagógicas e de saúde. Resulta na articulação entre as necessidades de aprendizagem e do trabalho, facilitando a identificação dos problemas e a elaboração de estratégias para superação dos mesmos por meio da reflexão crítica dos processos formativos para ressignificar a prática. Nesse contexto, a Escola de Saúde Pública do Ceará – ESP por meio do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde – CEVIG, em parceria com outras instituições, ofertam anualmente cursos livres com carga horária maior que 40 horas e menor que 360 horas, objetivando contribuir para construção do conhecimento no contexto de formação crítica e necessidades do Sistema Único de Saúde do Ceará. O presente relato objetiva descrever a experiência do processo avaliativo dos cursos livres realizados pela ESP no período de 2015. Os cursos livres são elaborados e executados pela equipe técnica multidisciplinar do CEVIG, e por outros profissionais de áreas afins com a temática em estudo, utilizando a pedagogia problematizadora como norteadora no processo de ensino-aprendizagem. Ao final de cada curso é entregue o instrumento de avaliação a cada educando, visando auxiliá-los, bem como o corpo docente na identificação de aspectos positivos a serem reforçados e de fragilidades para as quais sejam propostas soluções. A avaliação é realizada de acordo com critérios pré-estabelecidos e referenciados pelos objetivos de aprendizagem. Os educandos avaliam acerca do desenvolvimento das atividades: aprendizagem individual e auto-avaliação, alcance dos objetivos do curso, método de ensino-aprendizagem, avaliação do docente, material didático, infraestrutura, e coordenação do curso. Em 2015, de acordo com os planos de ação, foram ofertados cursos no âmbito de prevenção e controle de doenças e agravos, vigilância alimentar e nutricional, qualificação profissional em sala de vacina e qualificação e atualização em vigilância sanitária, como perspectiva de capacitar ao final aproximadamente 1.600 profissionais de saúde oriundos das cinco macrorregiões de saúde do Estado do Ceará. É visível a melhoria significativa na execução dos cursos atualmente, comprovando que a avaliação é indispensável para acompanhamento do desenvolvimento dos mesmos, assim como sua utilização no planejamento de cursos subsequentes.


Palavras-chave


Educação permanente; ensino-aprendizagem; avaliação